Uma campanha por mais árvores – Coluna Guillermo Piernes
Guillermo Piernes*
O plantio de árvores nos campos de golfe deve ser intensificado para reforçar o compromisso ambiental do esporte verde.
Liderança e golfe sempre marcharam juntos e no delicado momento ambiental do Planeta o golfe devera demonstrar com ações efetivas que seu compromisso com o respeito à Natureza excede o marco da obrigatoriedade das suas centenárias regras.
Golfistas de diferentes clubes solicitaram a este colunista que escrevesse sobre a necessidade de plantar árvores onde for possível nos campos do Brasil como uma das formas de combater o aquecimento global. Mais do que escrever é necessário que o capitão e os sócios de cada campo identifiquem locais para plantar mudas de árvores, especialmente nativas.
Com prazer registraremos as ações da Campanha por Mais Árvores nos Campos de Golfe.
A plantação de uma árvore no campo do Paradise, em Mogi das Cruzes, será a homenagem póstuma para o golfista Cid Pestana Andrade dos seus colegas da Associação Paulista de Golfe.
No clube de golfe de Brasília a despedida de um embaixador golfista era tradicionalmente registrado com o plantio de uma árvore. No Brasil, muitos campos são exemplos de preservação da Natureza no degradado perímetro urbano, porém, sempre existe espaço para mais uma árvore na área de um campo de golfe.
Árvores diminuem a temperatura e a incidência de luz direta em mais de 90% sobre quem caminha ou se exercita debaixo delas, além dos outros efeitos benéficos conhecidos por todos. No clima tropical da maioria dos campos brasileiros nada melhor do que caminhar ate a próxima bola embaixo da sombra de árvores que margeiam as raias ou canchas.
Nenhum outro campo de golfe do mundo tem a exuberância em matéria de árvores que o campo do Hotel do Frade, em Angra dos Reis, no meio da Mata Atlântica. Jogar golfe, atravessando córregos de águas cristalinas, com o frescor da mata circundante, observado por aves e pequenos animais é sentir antecipadamente a chegada ao Paraíso, independentemente de algum possível pecado cometido com ou sem os tacos.
Nesse cenário foi realizado o Festival de Golf, evento organizado por Golf&Cia que reuniu três competições diferentes: ABGS do Frade, Copa Rio São Paulo Interclubes e o Aruba 2007. Participaram 96 jogadores de quatorze clubes no campo recentemente remodelado. Por iniciativa do diretor do hotel, Antonio Borges, houve muita troca de grama nas raias além de seis greens reformados sob a orientação do profissional Rafael Navarro.
"O campo está maravilhoso", disse Paulo Pacheco, presidente da Associação Brasileira de Golfistas Seniores. O plantio de árvores nativas em cada espaço possível é o plano dos responsáveis do campo, assim como o desejo dos comprometidos com a Natureza.
O campeão da Copa Rio São Paulo Interclubes foi a experiente equipe do Guarapiranga, integrado por Roberto Vieira, Ivan Ribeiro, Artur Ramondini, Ricardo Cury e Odécio Lenci. No evento patrocinado pela Puma, os vencedores individuais da Copa Rio-São Paulo Interclubes nas diferentes categorias foram Adauto Kiyota, Moisés Silva, Tacio Carvalho, Ademar Hayashi, Luis Gradwol, Fernando Vieira, Julia Kiyota e Ivete Chemin.
Ademar Hayashi do Frade e Adauto Kiyota do Guarujá Golf Club ganharam o direito de integrar a equipe brasileira no Aruba Pro-am, no final de agosto na ilha caribenha.
A festa também teve uma tarde em barco e uma noite de autógrafos do livro “Lideranca e Golfe” deste colunista após a premiação dos jogadores mais inspirados na manhã de jogo no meio da floresta.
*Guillermo Piernes é consultor corporativo e palestrante de golfe. Autor de “Lideranca e Golfe – O Poder do Jogo na Vida Corporativa” (Ed. Paradiso) piernes@yahoo.com
Pódio
Brasileiro: A 6ª Taça Banco Alfa -77º Amador Brasileiro acontece a partir de hoje quinta-feira até domingo no Gávea Golf & Country Club, no Rio de Janeiro reunindo os principais jogadores do pais.
Santos: Marcelo Souza do Terras de São José foi o campeão do Libra Terminais 55º Santos São Vicente Open, escoltado na categoria scratch por Robson dos Santos do Santos-São Vicente e Pedro Costa Lima do São Paulo Golf Club.