Tourinho inicia disputa do Pan Toronto 2015 em 4º lugar
O golfista carioca André Tourinho iniciou nesta quinta-feira a participação brasileira na primeira disputa de golfe nos Jogos Pan-Americanos em quarto lugar. O torneio do Pan Toronto 2015 acontece no Angus Glen Golf Club, em Ontario.
Tourinho somou 70 tacadas (-2 em relação ao par do campo, que é 72) e está empatado com outros seis competidores. A liderança está com o argentino Alejandro Tosti, que jogou 65 (-7). O vice-líder é o colombiano Marcelo Rozo, com 68 (-4), seguido pelo chileno Felipe Aguilar, com 69 (-3).
“Não comecei bem, mas consegui me recuperar nos três buracos finais. Ainda tem muito jogo pela frente para lutar por uma medalha”, diz ele. Ainda serão disputadas outras três rodadas de 18 buracos. O torneio termina no domingo.
Tricampeão nacional e melhor brasileiro na história do ranking mundial amador (chegou à 45ª colocação na semana passada), Tourinho foi este ano prata no Sul-Americano de Golfe e bronze no Latino-Americano. Ele e os demais jogadores fazem parte do time de Alto Rendimento da Confederação Brasileira de Golfe (CBG).
Outro destaque brasileiro foi o gaúcho Adilson da Silva, que está empatado em 11º, a uma tacada dos jogadores empatados em 4º. Silva, que chegou a liderar a competição na metade da primeira rodada, somou 71 tacadas (-1). Se a Rio 2016 fosse hoje, Silva seria um dos golfistas classificados.
No feminino, a Paulista Luiza Altmann foi desclassificada da disputa individual por ter assinado o cartão de jogo com o resultado errado. O cartão marcava 4 no buraco 11, mas ela havia feito 5. Ela mesmo percebeu o erro e alertou os árbitros.
“Quando chequei o cartão, percebi erro em dois buracos. A outra jogadora consertou, mas eu não conferi o cartão todo outra vez. Quero pedir desculpas para o time e para o Brasil. Prometo que continuo com espírito esportivo, na luta, brigando por uma medalha na competição mista”, diz ela, que segue competindo apenas pela disputa por equipes.
A carioca Clara Teixeira está empatada em 21º, com 82 (+10). A liderança está com a paraguaia Julieta Granada, com 68 (-4), seguida pela americana Andrea Lee e pela colombiana Mariajo Uribe, ambas com , com 69 (-3).
Os golfistas brasileiros são orientados pelo diretor técnico da CBG e chefe de equipe, Nico Barcellos, e pelo preparador físico Paulo Mazzeu, que realiza um trabalho com os atletas graças a um convênio entre a entidade e o Ministério do Esporte.