Times escalados
Confederação Brasileira de Golfe divulga a lista de convocados para a Copa Los Andes e para outras cinco competições internacionais
Já estão definidos os golfistas que representarão o Brasil no Campeonato Sul-Americano por Equipes – Copa Los Andes, que acontece de 24 a 27 de outubro no Las Palmas Country Club, em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, e é um dos principais torneios de golfe do continente.
A CBG convocou Octávio Villar (RS), o primeiro do ranking nacional, Rogério Bernardo (SP), segundo do ranking, Everton Silva (SP), terceiro do ranking, Pedro Costa Lima (SP), vencedor do Amador Brasileiro, e o veterano Roberto Gomez (SP), quarto colocado do ranking nacional. O capitão da equipe masculina é Ricardo Conrado.
O time feminino é composto por Patrícia Carvalho do Paraná (foto), segunda do ranking e vencedora do Amador Brasileiro, Cecília Kleinert (SP), a terceira do ranking, Bruna Spengler (RS), Maria Lúcia Guilger (SP) e Carla Ziliotto (SP). A capitã é Vicky White. A equipe brasileira da Copa Los Andes terá como delegado Wagner Rocumback.
História – A Copa Los Andes foi jogada pela primeira vez em 1944 em Santiago do Chile, com a participação apenas do país anfitrião e da equipe argentina. Em 1975, passou a contar com a participação de dez países da América do Sul. Cada uma das nações sedia o campeonato a cada dez anos. Atualmente, apenas nove países participam a cada ano do evento para que ele possa ser realizado em quatro dias.
A última vez que o Brasil sediou a competição foi em 2002, quando a delegação brasileira venceu nas duas categorias no Gavea Golf & Country Club, no Rio de Janeiro. Foi também a última vitória brasileira. No total, o time masculino brasileiro já campeão por sete vezes; o feminino, por dez vezes. A Copa Los Andes conta com a supervisão do R&A, entidade que rege o golfe no mundo, com exceção dos EUA, México e Canadá.
O Las Palmas Country Club, onde será disputado o torneio, tem par 71 e 6258 jardas de extensão para os homens e 5916 jardas para as damas.
Outras convocações – A CBG também já definiu os representantes brasileiros para outras competições internacionais. Os paulistas Pedro da Costa Lima e Guilherme Oda, por exemplo, foram escalados para disputar o XI Torneio Internacional por Equipes do Jockey Club de Rosario, na Argentina, de 4 a 7 de outubro. Praticamente na mesma data – de 5 a 7 de outubro – Daniel Stapff e Nathalie Silva disputam o IX Campeonato Aberto Juvenil do Chile e Duplas Mistas Internacional, no Club de Golf Las Brisas de Chicureo.
Os paulistas Rafael Becker e Karina Palmberg disputarão de 8 a 14 de outubro a IX Copa Enrique Santos Córdova no Guayaquil Country Club, no Equador. De 21 a 27 de outubro, Clara Teixeira (RJ), Ruriko Nakamura (SP), Guilherme Oda (SP) e Felipe Lessa (RS) representam o Brasil no The Spirit – International Amateur Golf Championship, torneio que será disputado no Whispering Pines Golf Club, em Trinity, no Texas (EUA). Por fim, Everton Silva e Daniel Stapff jogarão de 5 a 10 de novembro a XIX Copa Simon Bolívar, disputada no Barquisimeto Golf Club, na Venezuela.