Tiger Woods, Freud e os outros
POR GUILHERMO PIERNES*
O retorno de Tiger Woods no The Masters explode as previsões de audiência da tv, o espaço nos jornais e revistas, na mídia eletrônica. Nada como um belo escândalo para condimentar a trajetória de um super-astro e aumentar a sede de sangue de um setor hipócrita e medíocre da sociedade que jogou a primeira pedra carregada de moralismo, racismo e até falsa luta de classes contra o maior jogador de golfe de todos os tempos.
Torço por Tiger Woods. Ele nunca desviou dinheiro público, jamais fez trapaça para ganhar e teve a coragem de confessar na frente das câmaras e da própria mãe que tinha saído com várias mulheres fora do casamento e pediu desculpas públicas pelo fato. Não botou a culpa em assessores, nem disse que desse assunto nada sabia… Matou a cobra e mostrou o pau (popular refrão brasileiro).
O filho de um militar negro e uma asiática budista de 33 anos, rico, celebridade global, foi tratado como o primeiro homem em cometer adultério na historia da Humanidade. Parte da moralista sociedade ficou mais indignada com a pulada de cerca de Tiger que com as bombas que arrasam remotas aldeias do Planeta ou com dinheiro na cueca de autoridades ou obras superfaturadas ao Sul do Equador. Até controversos jornalistas pareciam mais traídos e com mais ciúmes que a bela esposa sueca do Tiger. Freud explicaria com facilidade esse ódio… Assim caminha a Humanidade (título de clássico filme americano).
Tiger também sabe e joga segundo as regras. O jogador ficou quatro meses sem competir. O super-astro, bilionário, jovem, inteligente, preparado, cheio de testosterona, saúde, foi se tratar numa clínica especializada em compulsão sexual… Me engana que eu gosto (peça teatral).
Torço que Tiger Woods ganhe. Pelas estatísticas ele vence em média um de cada três torneios onde compete. Marcaria uma derrota dos racistas, sexualmente enrustidos, medíocres invejosos, hipócritas moralistas e todos os que pediram a crucificação de um ser humano que joga divinamente ao golfe.
* Escritor e palestrante. Autor de Liderança e Golfe. www.guillermopiernes.com.br
O ponto de vista dos colunistas não expressa necessariamente a opinião da CBG.