Confederação Brasileira de Golfe

Sul-Americano de Golfe Sênior no Chile

22 de outubro de 2009

Os campos Club de Golf Los Leones, Lomas de La Dehesa, Sport Frances e Brisas de Chicoreo, localizados nos arredores de Santiago, no Chile, entre os dias 25 a 31 de outubro, serão palco da principal disputa sênior do continente: o 31º Campeonato Sul-Americano de Golfe Sênior. A competição reunirá os principais golfistas seniores da América do Sul e premiará o campeão por equipe e individual do continente. “Trata-se de uma competição que tem por hábito ser histórica por onde passa”, declara Paulo Pacheco, presidente da Associação Brasileira de Golf Sênior (ABGS).

A delegação brasileira será composta por 45 cavalheiros e cerca de 20 damas, que viajam com pacotes da Golf Travel. Todas as vagas já foram preenchidas. Jogadores como Mario Sawada, Ronald Gunn, Hidemi Nagao, Osvaldir Benato, Carlos Nawa, Alfredo Larrea, Peter Brinkmann, Angel Martinez, Arthur Leme, Rubens Penteado, Minoru Sato e João Jacob Vontobel, são alguns dos nomes que irão compor o grupo brasileiro.

Para realizar o torneio, que será disputado por equipes e individual, a competição utilizará quatro campos, onde estarão divididas as categorias e modalidades. Na categoria classe A, os jogadores com handicap até 12,5 se enfrentarão na modalidade stroke play no Club de Golf Los Leones, um par 72 localizado em Las Condes, Santiago. Já na categoria classe B (handicap 12,6 a 19,4), a disputa acontecerá no Club de Golf Sport Frances, em Vitacura, Santiago, onde também será adotada a modalidade stroke play.

Entre os jogadores da categoria classe C (handicap de 19,5 até 36,4), a competição será realizada na modalidade stableford, no Club de Golf Las Brisas de Chicoreo, campo composto por uma combinação de 36 buracos, localizado em Colina, na região metropolitana de Santiago.

A disputa entre as damas de todas as categorias será concentrada no Club de Golf Lomas de La Dehesa, em Lo Barnechea, um par 72 de 5.392 jardas para as mulheres.

Histórico – Em 2008, a 30ª edição do torneio aconteceu nos campos Costa do Sauípe Golf Links e Iberostate Praia do Forte Golf Club, localizados no litoral baiano, e contou com a participação de mais de 600 participantes de sete países, entre jogadores, acompanhantes e espectadores. Na ocasião, a equipe chilena formada pelos jogadores Alfonso Porto, Pablo Olarte, Nester Perez e Carlos Avella venceu a Copa Chile – como é chamada a principal categoria da competição, com 467 tacadas.

Os brasileiros dominaram a Copa Ricardo Rossi (handicap index 0 a 15,2), com 663 tacadas. O Brasil também foi campeão da Copa Ari Herzog (handicap index de 15,3 a 22,6), com 652 tacadas.

A 30ª edição da disputa atingiu marcas consideráveis na história do golfe brasileiro sênior. Ao todo, em oito dias de torneio, foram disputadas cerca de 1.500 partidas de golfe, com mais de 140 mil tacadas e percorridos 10 mil quilômetros em campo. A receita gerada para o turismo local superou US$ 1,5 milhão.

Campeões em 2008 – Na disputa individual, o chileno Felipe Taverne venceu a categoria scratch com 227 tacadas, seguido pelo colombiano Alfonso Porto, com 230. Paulo Pacheco, presidente da ABGS, foi o campeão da categoria de handicap 0 a 16, com 211 tacadas.

Entre as damas, Lucia Macedo, do Gavea Golf & Country Club, foi a campeã scratch, com 171 tacadas, seguida por Cristina Rosel, do Clube de Campo de São Paulo, também com 171. A chilena Maeba Hinrichsen somou 143 net e venceu com folga a categoria de handicap 0 a 23. A segunda colocada foi Sae Lossano, do Guarapiranga Golf & Country Club, com 148 net. Vasti Pacheco, do Itanhangá Golf Club, venceu entre as damas de handicap 24 a 36, com 72 pontos stableford, mesma pontuação da segunda colocada, Kazuko Sato, do Arujá Golf Club.

A ABGS – A Associação Brasileira de Golf Senior (ABGS), responsável pelo evento ao lado da Federação Sul-Americana de Golf Senior Amador, é uma entidade que reúne cerca de 900 associados. A maioria dos membros da ABGS são conselheiros, CEOs, executivos de alto escalão, empresários e consultores de empresas – todos tomadores de decisão. “São pessoas resolvidas em todos os sentidos, que têm o seu poder econômico preservado e têm prazer em viajar e encontrar um grupo de amigos para um jogo agradável e competitivo”, diz Pacheco, o presidente da ABGS, ele mesmo um atuante e bem-sucedido empresário da área de saúde.

 

Confederação afiliada

Comitê Olímpico do Brasil Internacional Golf Federation R&A Federacion Sudamericana de Golf Comitê Brasileiro de Clubes

Parceiros

Patrocinadores

Premiações

Mapa do Site