Confederação Brasileira de Golfe

São Fernando Golf Club preparado para receber etapa do TLA

19 de maio de 2005

O São Fernando Golf Club não foi definido à toa para sediar o American Express Brasil Classic, a etapa brasileira do prestigiado Tour de Las Americas, que acontecerá de 30 de maio a 5 de junho. Os 130 profissionais brasileiros e estrangeiros que disputarão prêmios de cerca de R$ 200 mil sabem que estarão pisando num dos melhores locais para a prática do golfe do Brasil e da América Latina. “O São Fernando é o campo que melhor combina com o evento e com o seu público. Com certeza, o American Express Brasil Classic vai se firmar por sua qualidade, glamour e alto nível de disputa. Vamos reunir o que o golfe tem de melhor”, diz Albert Gauss, diretor da Tee Off, empresa que está organizando o torneio junto com a TLA.

Com 50 anos recém-completados, o SFGC é um marco no golfe brasileiro. Em 2002, foi eleito o melhor clube do País pela revista americana Golf Digest, a bíblia do esporte. Seu gramado é perfeito. Seus greens, sempre bem protegidos por bancas de areia, são super velozes, característica almejada por qualquer green keeper (e alcançada por poucos). “Fazemos toda a lição de casa direitinho. Temos a mesma equipe de manutenção do campo há 15 anos”, conta J.J. Barbosa, sócio responsável pela qualidade do campo ao lado do green keeper José Roberto Pires e do engenheiro agrônomo Daniel Tápia, sempre com o importante auxílio do head-pro Jaime Gonzalez.

De quase todos os buracos, dá para se ter uma visão da raia e do green, ou seja, quase não há tacadas cegas. Do tee do buraco 10, por exemplo, se avista quase toda a segunda volta. A variedade é um dos destaques do campo, que tem dog legs para a direita e para a esquerda, buracos longos e curtos e greens pequenos e grandes. Apenas essas características mudam. O que é sempre certeza no São Fernando são seus fairways sempre muito bem cortados, que mais parecem um imenso gramado verde, seus greens perfeitos e os dez lagos que entram em jogo em praticamente todas as raias. “O campo está em suas melhores condições”, diz Barbosa.

Toda essa natureza moldada para o jogo do golfe não atrai somente jogadores do mundo todo. A belíssima mata que cerca o campo é um refúgio de animais que vêm de outras áreas próximas que estão se deteriorando. Garças, pica-paus, quero-queros e sagüis costumam observar o jogo dos sócios do SFGC.

Os lagos do São Fernando são um capítulo a parte. Dizem que antes de perguntar se alguém jogou bem no clube, deve-se perguntar quantas bolinhas perdeu. Se não perdeu nenhuma, já é uma façanha digna de comemoração. Praticamente todos os buracos possuem água. No buraco 14, por exemplo, o golfista tem de desviar de dois lagos que cercam a raia.

Não são apenas os 18 buracos que fazem a fama do clube. É obrigatória uma parada no bar depois das partidas – o famoso buraco 19. Sabendo disso, o clube construiu um gazebo para aumentar a sede esportiva no ano passado. É um local que conta com paredes de vidro (fechadas no inverno, escancaradas no verão) e que possibilita visão para o campo, local ideal para um charuto e um bom papo com os amigos. Outra novidade que o São Fernando oferece ao American Express Classic é o seu novo driving range, inaugurado recentemente. Ele conta com novas plataformas, green de prática e está todo coberto por grama bermuda.

Por causa desses atrativos, não é de se estranhar que a TLA e o American Express Brasil Classic tenham escolhido o São Fernando com palco do que o golfe tem de melhor. No ano retrasado, por sinal, foi lá que ocorreu a última etapa da TLA no Brasil. Foi o Campeonato Aberto de Golfe do Brasil, vencido pelo astro paraguaio Carlos Franco. Este ano, o sucessor de Franco na etapa brasileira do Tour de las Americas será novamente aquele que melhor vencer os desafios do São Fernando.

O American Express Brasil Classic conta com patrocínio da Mercedes-Benz, Divena Automóveis, Caio Induscar, Brooksfield, BEM Assistência Médica, Club Car, Banco DaimlerChrysler, GreenNext – Toro, Hilton, Sambaíba, ESPN, RSVP, BandSports, Copa Airlines e Unisys, além dos importantes apoios da CBG, FPG e ABPG.

Texto: Henrique Fruet

Confederação afiliada

Comitê Olímpico do Brasil Internacional Golf Federation R&A Federacion Sudamericana de Golf Comitê Brasileiro de Clubes

Parceiros

Patrocinadores

Premiações

Mapa do Site