Ronaldo Francisco se isola na frente no LG VIVO
O paulista Ronaldo Francisco se isolou na liderança do LG VIVO PGA Championship 2010 após o término da segunda rodada, disputada neste sábado dia 30 no Clube de Campo de São Paulo, na capital paulista. A competição distribui R$ 270 mil em prêmios, sendo R$ 65 mil reservados ao campeão – é o torneio de golfe brasileiro de maior premiação dos últimos anos.
Francisco lidera o torneio desde a primeira rodada. Na sexta-feira, terminou o dia empatado na primeira colocação com o argentino Paulo Pinto, mas reassumiu a liderança isolada na terceira rodada e agora soma 198 tacadas (64-70-64). O argentino Luciano Giometti jogou 63 – a melhor volta do torneio até agora – e pulou para a vice-liderança isolada, com 200 tacadas. Pinto, que jogou 69, caiu para a terceira colocação, empatado com o campeão paraguaio Carlos Franco, ambos com 203 strokes no total. O paulista João Corteiz e os gaúchos Vinicius Muller e Rafael Barcellos vêm logo atrás, com 206.
“Hoje acertei muito os tiros para o Green e emboquei bem. O campo ainda estava molhado, mas o fato de não ter chovido durante a partida ajudou muito”, disse Francisco. “Na final vou fazer como nos demais dias: focar apenas em meu jogo”, afirmou o golfista, campeão do LG VIVO PGA Championship 2007, também disputado no mesmo campo.
O melhor amador do torneio continua sendo o paulista Pedro da Costa Lima, que jogou 70 neste sábado e agora soma 210 tacadas para ficar empatado com o profissional carioca Philippe Gasnier. O também amador Guilherme Oda, atual número 1 do ranking da Confederação Brasileira de Golfe, está empatado na 20ª colocação.
A final do torneio será neste domingo, quando também acontece a final da categoria sênior, que não entrou em campo neste sábado pois só disputará um total de 54 buracos. A liderança dos veteranos está com Acácio Jorge Pedro, com 141 tacadas (70/71), seguido por Luiz Pinto, com 148 (75/73), e Miguel Cavalieri, João Abe e Cesar Bessa, os três com 152.
O campeonato é patrocinado pela LG Electronics e pela VIVO. A organização geral do evento é da Golfe & Cia e a organização técnica é da PGA do Brasil. O evento tem apoio da BEM Emergências Médicas, Coca-Cola, Confederação Brasileira de Golfe, Federação Paulista de Golfe, Sheraton São Paulo WTC Hotel e TAM Viagens.
Histórico – A primeira edição do LG Vivo PGA Championship aconteceu em 2003 no Guarapiranga Golf Club, em São Paulo, e foi vencida pelo paraguaio Ramon Franco. Em 2004, foi a vez de seu irmão, Carlos Franco, conquistar a primeira colocação, desta vez no Arujá Golf Club. Em 2005, o torneio foi vencido por Philippe Gasnier no Itanhangá Golf Club, no Rio de Janeiro. Já o primeiro lugar da edição 2006 foi conquistado pelo paranaense Carlos Dluhosch no Porto Alegre Country Club, na capital gaúcha. Em 2007, no Clube de Campo de São Paulo, quem levou o título de campeão foi o paulista Ronaldo Francisco. Em 2008, o vencedor foi o profissional chileno Francisco Valdez. Vale observar que até o momento nenhum jogador levou duas vezes o prêmio de campeão.