Confederação Brasileira de Golfe

Retrospecto confirma equilíbrio na etapa carioca do Diners

11 de junho de 2003

Que a competição sempre foi equilibrada, todos já sabem. Tanto que teve, em duas edições, apenas um jogador a vencer duas etapas seguidas. Mas o Diners Club Golf Tour 2003, único circuito nacional a contar pontos para o ranking profissional, tem na etapa do Rio de Janeiro, que acontece entre os dias 17 e 21 deste mês, no Itanhangá Golf Club, seu torneio mais acirrado. Nas duas edições realizadas, por exemplo, apenas a categoria feminina teve a mesma campeã, a paulista Maria Priscila Iida, enquanto as demais, em especial a profissional, apresentaram diferentes ganhadores.

A terceira etapa do Tour 2003 vai distribuir R$ 75 mil em prêmios, sendo R$ 20,6 mil para o campeão profissional, tendo início no dia 17 com o Pro-Am, torneio promocional que reúne equipes com um profissional e três amadores. São esperados cerca de 400 golfistas de todo o país, divididos nas categorias profissional e amador masculino e feminino.

Na disputa entre os profissionais, que voltam a disputar o tour depois da folga na etapa de Brasília, destinada apenas a amadores, o retrospecto apresenta uma vitória nacional e uma de estrangeiros. Em 2001, o carioca Erik Andersson ficou com o título, batendo na decisão o gaúcho Rafael Barcellos. No ano seguinte, o primeiro lugar foi do paraguaio Hector Ortega, que derrotou o próprio Erik e o paulista Ruberlei Felizardo, numa disputa emocionante e decidida no 18º buraco.

Eles e outros 33 dos melhores golfistas profissionais do país, incluindo destaques do exterior, estão confirmados para a terceira etapa do Tour. Vale lembrar que o vencedor do torneio de abertura da temporada 2003, em São Paulo, foi João Corteiz (foto), paranaense radicado em São Paulo e que ganhou o Diners Club Tour em 2001, também sendo apontado como favorito ao título.

Nas categorias amadoras, o masculino também teve diferentes vencedores. Na primeira edição, o paulista Roberto Gomez foi o melhor, deixando o paranaense Ivo Leão em segundo lugar. Já no ano passado, o carioca Philippe Gasnier levou a melhor e ficou com o título. Gasnier está no profissional em 2003 e a briga deverá ser entre os gaúchos Felipe Lessa, Fernando Guimarães e Tiago Silva, respectivamente primeiro, segundo e terceiro do ranking nacional. Roberto Gomez aparece na quarta colocação.

Já o feminino teve apenas uma vencedora. A paulista Maria Priscila Iida, atual campeã do Diners Club Golf Tour 2003, foi a vencedora do Rio de Janeiro nos dois anos, 2001 e 2002, e promete lutar pelo tricampeonato.

A programação das etapas restantes deste ano, depois de São Paulo e Brasília, é a seguinte: Rio de Janeiro, 18 a 21 de junho, Itanhangá Golf Club; São Paulo, 06 a 10 de agosto, PL Golf Club; Bahia, 18 a 23 de agosto, Ocean Drive Comandatuba; Rio Grande do Sul, 17 a 21 de setembro, Porto Alegre Country Club; Paraná, 15 a 19 de outubro, Alphaville Graciosa.

O Diners Club Golf Tour 2003 tem organização da Speed Sports Marketing, com supervisão da Confederação Brasileira de Golfe e federações estaduais. O apoio é de TAM, Enterasys, Embratel, PGA Brasil, Redisul, Libra, Club Car, Jornal do Brasil, Natan, Golf Digest, Hertz e Forbes. O patrocínio é de Diners Club, com co-patrocínio de Peugeot.

Divulgação: ZDL

Confederação afiliada

Comitê Olímpico do Brasil Internacional Golf Federation R&A Federacion Sudamericana de Golf Comitê Brasileiro de Clubes

Parceiros

Patrocinadores

Premiações

Mapa do Site