Rafael Fonseca e Philippe Gasnier jogam o Aberto do Rio
Dois dos maiores talentos da nova geração do golfe carioca prometem brigar neste sábado e domingo (14 e 15/09) no Itanhangá Golf Club pelo título do XX Campeonato Aberto da Cidade do Rio de Janeiro. Organizado pela Federação de Golfe do Estado do Rio de Janeiro (FGERJ), a competição será disputada na modalidade stroke-play, em 36 buracos (18 por dia) e contará pontos para os rankings estaduais masculino, feminino e juvenil.
Philippe Gasnier (foto), 23 anos, primeiro no ranking estadual e segundo colocado no nacional, está fazendo sua melhor temporada em 2002: venceu os Abertos do Estado do Rio de Janeiro, de Duplas Mistas, de Brasília e de Curitiba. Ele será o único carioca a integrar a seleção brasileira que participa do Mundial de Golfe, em outubro, na Malásia. No Aberto da Cidade, Philippe leva a vantagem de estar jogando em casa “Com certeza o fato de eu treinar no Itanhangá será uma vantagem neste campeonato. Jogar em casa é sempre bom”, avalia.
Rafael Fonseca, 17 anos, foi o campeão dos Abertos de Búzios, do Interior e de Duplas em 2002 e está em terceiro lugar no ranking da FGERJ. O golfista intensificou os treinos de jogo curto para tentar chegar à vitória no domingo: “Estou batendo bem na bola e me falta apenas aprimorar as jogadas curtas no green”, afirmou o jogador do Gávea Golf Club.
Mário Gonzalez Filho (10o no ranking nacional) e Plínio Guimarães (2o no ranking estadual) também têm boas chances de brigar pelo título. “Teremos um nível muito alto nesta disputa. O escore deve ser bastante baixo”, aposta Victoria Whyte, presidente da FGERJ.
Entre as mulheres a briga também deve ser acirrada. A favorita é Heloísa Barbosa, 8a colocada no ranking nacional e 2a no estadual, que, assim como Philippe, joga em casa. Suas maiores adversárias serão Melinda Pellegrino, 1a no ranking estadual, e a peruana Maria Julia Fyfe (3a).
Assessoria de Imprensa: Cristiane Boechat