Confederação Brasileira de Golfe

R&A e USGA firmam acordo sobre equipamentos e efeito-mola

29 de maio de 2002

O Royal and Ancient Golf Club of St. Andrews (R&A) e a United States Golf Association (USGA) chegaram a um acordo sobre as regras referentes aos equipamentos de golfe que irá restabelecer a uniformidade do jogo em todo o mundo e mantê-la no futuro. O acordo inclui diversos princípios que irão suprir a estrutura a ser seguida pelas entidades quando sugerirem as regras para os novos equipamentos nos Estados Unidos e seus territórios (USGA) e no resto do mundo (R&A), e a proposta de uma comissão para desenvolver um padrão uniforme para o “efeito-mola” nos tacos driver.

Declaração de Princípios entre o R&A e a USGA

O R&A e a USGA continuam a monitorar de perto os efeitos sobre o avanço tecnológico dos equipamentos no jogo de golfe. As duas entidades estão conscientes de que este assunto tem atraído diversos comentários e diferentes pontos de vista.

Num contexto histórico, o esporte tem tido um desenvolvimento progressivo dos tacos e bolas disponíveis aos golfistas que, através de quase seis séculos, viram o aperfeiçoamento da performance do jogo.

Enquanto geralmente acolhem esse progresso, o R&A e a USGA irão permanecer vigilantes sobre as Regras relacionadas aos equipamentos. A proposta das Regras é proteger as melhores tradições do esporte, prevenir uma forte dependência nos avanços tecnológicos e assegurar que a habilidade é o elemento dominante para o sucesso do golfe.

“Efeito-Mola”

Havia uma diferença entre as regras das duas organizações desde 1998, quando a USGA instituiu o teste do “efeito-mola” enquanto o R&A se absteve de fazê-lo. O teste da USGA media o coeficiente de restituição (COR) do taco “wood” e o limite fixado foi de 0.830COR.

A proposta tem quatro itens:

1 – De 01 de janeiro de 2003 a 31 de dezembro de 2007, as Regras de Golfe em todo o mundo mudarão para que seja incluído o teste com o limite fixado em 0.860COR.

2 – Em 01 de janeiro de 2008, as Regras de Golfe serão alteradas para reduzir o limite do teste para 0.830 COR.

3 – De 01 de janeiro de 2003 a 31 de dezembro de 2007, uma Condição de Competição será introduzida possibilitando aos Comitês dos torneios aplicar o limite de 0.830COR. O R&A e a USGA irão introduzir essa Condição nos Torneios Abertos de 2003 e recomendarão sua introdução em todos os eventos dos principais Tours de Profissionais.

4 – Inicialmente, o método do teste que será usado será o mesmo utilizado atualmente pela USGA. Entretanto, as duas entidades estão se empenhando para desenhar um teste mais simples.

Outras informações podem ser encontradas no site do R&A: www.randa.org

Confederação afiliada

Comitê Olímpico do Brasil Internacional Golf Federation R&A Federacion Sudamericana de Golf Comitê Brasileiro de Clubes

Parceiros

Patrocinadores

Premiações

Mapa do Site