Phillippe Gasnier leva o título do LG Vivo Championship
Com uma atuação impecável e sob a ameaça de um argentino, o brasileiro Philippe Gasnier venceu neste domingo (20/11) o torneio internacional de golfe LG VIVO Championship, no Itanhangá Golf Club (RJ). Campeão do Aberto do Brasil em 2004, Philippe terminou com 285 tacadas (72-69-69-75), 3 abaixo do par. O torneio distribuiu US$120 mil em prêmios, sendo R$ 60 mil ao campeão.
“Foi bem difícil, mas eu estava confiante”, declarou o campeão. “É difícil jogar com uma vantagem grande, e eu comecei a errar. Fui lutando e consegui me concentrar para ganhar”.
O argentino Daniel Barbetti, campeão do Aberto do Paraguai, perseguiu Gasnier implacavelmente, mas deu azar na terceira volta, quando foi penalizado em duas tacadas por seu caddie usar o rastelo de forma equivocada na banca de areia. Assim, a diferença que era de duas tacadas passou para quatro.
Se a situação de Barbetti já era ruim, piorou ainda mais logo no início da última volta quando ele atirou uma bola na água e fez Double bogey no primeiro buraco. Seis tacadas num buraco de par 4. Gasnier fez birdie no mesmo buraco e ampliou a diferença para sete.
O torneio parecia decidido a favor do brasileiro, mas Gasnier cometeu erros seguidos e o argentino não. No buraco oito, a diferença caiu para apenas uma tacada.
Gasnier não se perturbou. No buraco nove já tinha vantagem de duas, depois três. No buraco 13, novamente a diferença caiu para uma tacada. No buraco 15, novo empate. Só no buraco 17, Gasnier assumiu novamente a vantagem de uma tacada, quando fez o par e Barbetti bogey (uma acima). No buraco 18 Gasnier ampliou a diferença ao fazer um birdie (uma abaixo) e terminou o torneio com 285, três abaixo do par do campo. Barbetti fez mais um bogey e totalizou 288, par do campo, o mesmo que o paraguaio Raul Fretes. Barbetti acabou caindo para o terceiro lugar, porque o paraguaio Fretes passou para segundo por ter feito 71 tacadas hoje, contra 74 do argentino.
Hole in one: Dois amadores fizeram hole in one no torneio. Acyares Dias Campos, no Pro-Am, e Lilian Cotrim, durante o LG Vivo Challenge, para amadores.
O LG Vivo Championship é uma realização da LG Electronics, com o co-patrocínio da Vivo e apoio do Unibanco AIG, Puma, YKP, Hotel Caesar Park, Club Car, Tam Linhas Aéreas, Itanhangá Golf Club e Federação de Golfe do Estado do Rio de Janeiro, e organização da Golfe e Cia., sob a coordenação geral de Luiz Martins.
Fonte: Federação Paulista de Golfe