Philippe Gasnier conquista a terceira etapa do Diners Tour
O carioca Philippe Gasnier (foto), de apenas 23 anos, não tem do que reclamar de sua performance na terceira etapa do Diners Club Golf Tour 2003, o único circuito profissional a contar pontos para o ranking brasileiro. Neste sábado, último dia de disputa, ele garantiu seu primeiro título profissional, tornou-se o mais jovem jogador a vencer uma etapa da competição e ainda bateu o recorde, terminando os três dias com nada menos do que 18 tacadas abaixo do par do campo do Itanhangá Golf Club, com 198 (67-65-66). O segundo lugar ficou com o paraguaio Marco Ruiz, 205 (70-68-67), seguido do paranaense João Corteiz, campeão do circuito em 2001, com 209 (73-68-68). Pela conquista, Gasnier recebeu um prêmio de R$ 20,6 mil reais. A quarta das sete etapas em 2003 será disputada no PL Golf Club, em Arujá (SP), de 6 a 10 de agosto.
Campeão amador no ano passado, Gasnier faz sua primeira temporada como profissional. Apesar da pouca idade, ele confirmou na etapa do Rio de Janeiro que já está pronto para enfrentar qualquer competição ou adversário. A performance nos três dias foi perfeita, conseguindo manter a liderança com boa vantagem para os demais participantes no mais disputado evento da história do circuito. Jogador do clube, ele aproveitou bem o fato de conhecer cada detalhe para garantir o título.
“Joguei tranqüilo desde o início, pois conheço bem o campo, no qual jogo desde os 10 anos. Essa condição permitiu conseguir um resultado tão expressivo e manter uma média de seis tacadas abaixo por dia ao longo do torneio”, destacou o golfista, que dedicou o título à mãe, já falecida. “Hoje é o aniversário dela e a conquista é em sua homenagem”, completou o jogador que foi muito abraçado pelo pai, Yves.
Na condição de campeão de uma das etapas do Diners Club Golf Tour 2003, Gasnier certamente passará a ser encarado com mais respeito nas demais etapas (faltam ainda quatro). “Isso não é importante. Quero jogar bem e, assim, poder obter outros resultados positivos. A partir daí, poderei realizar meu objetivo que é jogar nos Estados Unidos”, finalizou.
Boas atuações também tiveram o paraguaio Marco Ruiz, segundo colocado, e o paranaense João Corteiz, terceiro. Ruiz terminou com 11 tacadas abaixo e foi o único a ameaçar, mesmo que de longe, a vitória de Gasnier. Já Corteiz atingiu sua meta de obter um bom desempenho no Rio de Janeiro. “Nunca tinha feito nada de bom aqui e eu queria acabar com essa sina. Felizmente, isso aconteceu”, afirmou o campeão do Diners em 2001.
A classificação final da terceira etapa ficou assim: 1. Philippe Gasnier (RJ), 198; 2. Marco Ruiz (PAR), 205; 3. João Corteiz (PR), 209; 4. Valdir Rondon (RJ), 210; 5. Rafael Gonzalez (SP), 210; 6. Pedro Martinez (PAR), 211; 7. Eduardo Pesenti (PR), 213; 8. Acácio Jorge Pedro (SP), 214; 9. Raul Fretes (PAR), 214; 10. Ronaldo Francisco (SP), 215; 11. Sérgio Brasil (SP), 215; 12. Erik Andersson (RJ), 215; 13. Ruberlei Felizardo (SP), 217; 14. Vinícius Müller (RS), 221; 15. Jovenílio Souto (SP), 221.
Gaúcho vence no amador
Se Philippe Gasnier foi o grande nome do profissional, entre os amadores essa condição foi do gaúcho Tiago Silva. Ele liderou a disputa desde o primeiro dia e conquistou o título com 217 tacadas (70-75-72), ficando na 14a. colocação no geral. Mas o título não foi fácil, pois ele teve muito trabalho para superar os adversários, em especial outros dois gaúchos, Octávio Villar, segundo colocado com 218 tacadas (73-74-71), e Felipe Lessa, terceiro com 220 (73-73-74). Lessa é o atual líder do ranking.
O Diners Club Golf Tour 2003 tem organização da Speed Sports Marketing, com supervisão da Confederação Brasileira de Golfe e federações estaduais. O apoio é de TAM, Enterasys, Embratel, PGA Brasil, Redisul, Libra, Club Car, Jornal do Brasil, Natan, Golf Digest, Hertz e Forbes. O patrocínio é de Diners Club, com co-patrocínio de Peugeot.
Mais informações sobre o Tour podem ser obtidas no site
www.dinersclubgolftour.com.br
Divulgação: ZDL