Confederação Brasileira de Golfe

Peter Walton aposta em Foz do Iguaçu

29 de junho de 2005

O turismo de golfe é reconhecido mundialmente como o mercado que movimenta 26 bilhões de dólares ao ano e o turista golfista gasta em média 50% a mais do que o turista tradicional. A avaliação é do consultor Peter Walton, presidente mundial da International Association of Golf Tours Operators (IAGTO), que visitou Foz do Iguaçu (PR) na semana passada com a missão de levantar informações sobre o potencial do turismo de golfe na região.

Ele se reuniu com lideranças do golfe e técnicos da Secretaria Municipal de Turismo, com o objetivo de levantar dados sobre os equipamentos e o perfil turístico da Tríplice Fronteira. Numa visita técnica ao campo de golfe de 18 buracos do Bourbon Iguassu Golf Club & Resort, Walton destacou a importância dos investimentos para a manutenção do campo em nível cinco estrelas, além da preparação da comunidade local para atender às expectativas do turista golfista.

Para o presidente da IAGTO, associação que reúne 250 operadoras de turismo de golfe no mundo, este segmento vem crescendo acima da média em relação a outros setores do turismo especializado. “Foz do Iguaçu, assim como outras cidades com campo de golfe bem estruturado, tem potencial para incrementar o turismo de golfe e atrair milhares de turistas, principalmente no período de inverno na Europa”, avalia Walton. Ele sugere a estruturação de campos de golfe também em Ciudad del Este (Paraguai) e uma cidade da Argentina, próxima da divisa com Foz do Iguaçu. “Com três campos de golfe próximos, o turista golfista vai permanecer no mínimo dois dias no destino e, além de jogar, vai conhecer os atrativos turísticos”, afirma.

É justamente visando o crescimento do setor que Peter Walton está realizando no Brasil, desde o início deste mês, um estudo para a implementação da Estratégia Nacional de Desenvolvimento e Promoção do Turismo de Golfe no Brasil, um projeto de autoria da Confederação Brasileira de Golfe, através do Bureau Brasileiro de Turismo de Golfe, e que conta com o apoio da Embratur. O relatório final da consultoria será apresentado no I Congresso do Golfe Brasileiro que será realizado em Foz do Iguaçu, em março de 2006.

A programação da visita do presidente da IAGTO em Foz do Iguaçu contou com a participação do gerente geral do Bourbon Iguassu Golf Club & Resort, Jefferson Amorin Cruz (na foto, ao lado de Peter Walton), do presidente do Paraná Country Club (Paraguai), Roberto Berino, e do Secretário Municipal de Turismo, Sérgio Lobato. Para Jefferson Amorin, esta visita foi uma demonstração de que Foz do Iguaçu reúne as condições ideais para o incremento do turismo de golfe, além da possibilidade de implantação de novos opcionais para os turistas que visitam Foz do Iguaçu e se hospedam nos diversos hotéis de Foz e região.

Texto: Sônia Cristina Poltronieri Mendonça – Bourbon Hotéis & Resorts

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