Pelo segundo ano seguido, curso TPI é sucesso no Brasil
Pelo segundo ano consecutivo, o Curso de Certificação TPI Nível 1 fez enorme sucesso no Brasil. Organizado no país pela Confederação Brasileira de Golfe (CBGolfe), o curso foi realizado neste fim de semana, dias 26 e 27 de outubro, no Centro de Treinamentos Maria Lenk, do Comitê Olímpico do Brasil (COB), no Rio de Janeiro. O curso foi criado e é ministrado pelo Titleist Performance Institute, o principal centro de referência do mundo dedicado ao swing de golfe (movimento para dar a tacada) e de preparação física para o esporte.
“Organizar o curso TPI no Brasil é muito importante para a CBGolfe, pois assim oferecemos aos nossos profissionais o que há de mais avançado em termos de preparação física. E não apenas para o golfe, pois o curso é indicado para pessoas que trabalham com todas as modalidades”, afirma Euclides Gusi, presidente da CBGolfe. “Eu gostaria de agradecer ao Comitê Olímpico do Brasil (COB), por abrir as portas do CT Maria Lenk para nosso evento”, complementa.
O curso TPI é voltado para atletas amadores e profissionais de qualquer modalidade, professores de educação física, preparadores físicos, personal trainers, médicos e fisioterapeutas que buscam expandir seu conhecimento de como o corpo influencia o swing do golfe.
Com base em um screen test, o TIP identifica o nível de condicionamento físico de uma pessoa, e então consegue ter uma série de exercícios progressivos para melhorar qualquer limitação física específica que ela tenha.
“O que faz do curso TPI único é que olhamos para corpo e identificamos se a pessoa tem alguma limitação que pode estar afetando sua performance. No passado as pessoas diziam que você tinha um problema no swing e que isso era uma dificuldade técnica. Hoje nós conseguimos dizer se essa questão é física, e seu treinador poderá também facilmente identificar se é uma questão técnica ou física”, ressaltou o dr. Greg Rose, que ministrou o curso TPI no Rio de Janeiro.
“O TPI é um curso que faz uma grande avaliação física dos jogadores antes deles começarem a treinar, para saber suas limitações e como o corpo está funcionando em relação ao movimento do swing do golfe. É muito importante para prevenir lesões e aproveitar melhor a parte técnica do jogador e do futuro dele no golfe. É bem interessante notar que vieram vários treinadores – da parte física, técnica – e fisioterapeutas para fazer o curso”, ressaltou Erik Andersson, coach nacional da CBGolfe.
Para abranger toda a América Latina, o curso TPI de 2019 teve tradução simultânea para o português e espanhol, para atender a demanda dos países vizinhos ao Brasil, e todo o material didático foi traduzido para o português. Além do curso em si, os 45 participantes – do Brasil, Paraguai, Chile, Argentina e EUA – tiveram a oportunidade de conhecer o CT do Time Brasil, entendo os benefícios que os atletas de diversas modalidades encontram nas instalações.