Patrícia Carvalho faz a melhor volta do dia no Amador
Com uma temperatura que chegou a surpreendentes 23 graus, foi aberto nesta quinta-feira (dia 28), em Porto Alegre, o 75o. Campeonato Amador de Golfe do Brasil, torneio mais tradicional do calendário brasileiro. Apesar de ser apenas o primeiro dia da competição, o clima em campo também não teve nada de frio. O brasiliense Gonzalo Berlin e a paranaense Patrícia Carvalho (foto), com a melhor volta do dia, trataram de assumir logo a frente da tabela do Porto Alegre Country Club.
Entre as mulheres, o último grupo do dia, formado pelas amigas Patrícia, bicampeã brasileira (2002 e 2004), Mariana De Biase e Victória Meyer, campeã em 2001, dominou as primeiras posições. Desde o começo, Patrícia e Mariana travaram um duelo particular, que foi desempatado na parte final da volta a favor da primeira. A jogadora do Graciosa Country Club jogou 68 (-3), melhor desempenho do dia. Com uma tacada a mais, Mariana, do Itanhangá e que atualmente mora em Orlando, ficou em segundo. “O resultado superou as minhas expectativas, pois não jogo em competição oficial desde maio”, explica Mariana, de 21 anos.
Em busca do bicampeonato, Victória, do São Fernando e também residente nos Estados Unidos, ficou em terceiro, com 77 (+6).
Entre os homens, a disputa está mais embolada, já que apenas cinco tacadas separam o primeiro e o 23o. terceiro colocado. Com muitos empates, Berlin, do Clube de Golfe de Brasília, conseguiu a liderança isolada, com 70 (o par do campo). O resultado poderia ter sido melhor se não fosse dois bogeys nos dois últimos buracos. “Bati bem na bola hoje, mas ainda é só o primeiro dia”, diz o atleta de 17 anos, que há três mora na Espanha.
O gaúcho Ricardo Conrado foi o segundo colocado na tabela com 71, seguido do paulista Viktor Palmberg, empatado com mais cinco jogadores que jogaram 72, entre eles o tetracampeão Roberto Gomez.
Na luta pela Taça Waldir Ribeiro de Lima, que termina amanhã, com jogadores de handicap até 9, Conrado, Herbert Gauss Neto, Ary Alcântara Filho e Paulo Davis lideram com -1. Pela mesma Taça, as mulheres com handicap até 15 tem Mariana De Biase na dianteira.