Paraguaio Ruiz vence Abierto de la Republica
Não dá para perder o trocadilho: o Pato nadou, nadou, mas morreu na praia. O Pato em questão é como é apelidado o argentino Angel Cabrera, vencedor do US Open de 2007 e principal favorito para o título do 102º Abierto VISA de la República presentado por Peugeot, principal torneio profissional do continente, cuja final foi disputada no domingo dia 9 no Buenos Aires Golf Club, na capital argentina. Cabrera liderou o torneio durante as três primeiras rodadas, mas jogou 76 no último dia e deu adeus ao título, apesar da forte torcida.
O torneio foi vencido pelo paraguaio Marco Ruiz, que jogou 275 (71/69/66/69), ou – 5, e ganhou um cheque de US$ 33,3 mil. “Não esperava ganhar o Abierto. Pato era o grande favorito, e por isso a pressão estava em cima dele. Isso me ajudou a jogar tranquilo e a me concentrar no jogo. Estou num sonho”, disse Ruiz, que voltou aos fairways no começo do ano depois de ter ficado sete meses afastado por conta de uma hérnia de disco.
O segundo colocado foi o também argentino Daniel Vancsik, com 277. Na terceira colocação terminaram empatados os argentinos Cabrera e Eduardo Romero (dois dos maiores favoritos), o brasileiro Alexandre Rocha e o italiano Lorenzo Gagli, todos com 280 tacadas, ou par do campo para os quatro dias de torneio.
Cabrera liderou o torneio durante as três primeiras rodadas. No último dia de competição, começou com um bogey no buraco 1 depois de ter jogado a bola num hazard atrás do green. Depois, no buraco 3, fez um double bogey. El Pato anotou dois birdies no cartão da última volta, mas amargou mais dois bogeys, nos buracos 13 e 14.
Um triplo bogey no buraco 17 – um par 3 com um green ilha – enterrou de vez suas chances de vitória – ele mandou seu primeiro tiro e o approach para a água. “Não entrei no jogo. Comecei mal e falhei quando quis arriscar”, disse o jogador, que logo depois do jogo embarcou para a África do Sul para disputar o aberto daquele país.
Alexandre Rocha jogou parciais de (69/68/73/72). Até o tee do buraco 11, vinha com um total de – 3 em todo o torneio, mas fez bogeys nos buracos 13, 15 e 17.
A competição distribuiU US$ 200 mil em prêmios e contou com a participação de 156 jogadores – apenas 68 passaram o corte, que ficou em + 6. O torneio foi válido para o European Challenge Tour e para o Tour de las Americas e foi organizado pela Associación Argentina de Golf e pela IMG Argentina.
Os resultados completos da competição podem ser vistos no site http://www.aag.org.ar/xpublisher/abierto102/default.asp