Paraguaio lidera Brasileiro de Golfe no Paraná; Stapff é vice-líder
O paraguaio Nilson Cabrera largou nesta quinta-feira na liderança da Etapa Curitiba do Circuito Brasileiro de Golfe – CBG Pro Tour apresentado pelo HSBC, a principal série de torneios do golfe profissional nacional. O torneio acontece no Clube Curitibano, em Quatro Barras (PR), e reúne 59 golfistas brasileiros e sul-americanos, que disputam uma premiação de R$ 100 mil, sendo R$ 22 mil para o campeão. A entrada do público é gratuita.
Cabrera somou 65 tacadas (-7 em relação ao par do campo, que é 72), numa partida com poucos erros. Ele é seguido de perto pelo jovem curitibano Daniel Stapff, de 22 anos, que deu 66 tacadas (-6). “Joguei muito bem, pois estava muito relaxado por jogar em casa”, diz Stapff, que se iniciou no esporte no Clube Curitibano. Nesta quinta, ele jogou no mesmo grupo dos jovens Felipe Navarro e Rafael Becker. Primeiro brasileiro a estar entre os 100 primeiros do ranking mundial amador, Becker fez sua estreia no golfe profissional com 72 tacadas (par do campo) para estar empatado em 18º.
Até o buraco final, Stapff estava empatado na liderança, mas um bogey no buraco 18 (deu 5 tacadas num par 4) o fez cair para a segunda posição. Um dos poucos brasileiros que disputa o PGA Tour Latinoamérica, o principal circuito do continente, o paranaense está em 8º lugar do ranking do CBG Pro Tour, liderado pelo argentino Mauricio Molina.
A terceira posição da Etapa Curitiba é dividida por três brasileiros, que somaram 68 tacadas (-4): Tiago Silva (RS), Pablo de La Rua (SP) e Marcos Silva (PR). Em seguida estão outros três jogadores com 69 tacadas (-3): Marco Ruiz (Paraguai), Ronaldo Francisco (SP), 4º no ranking, e Sergio Acevedo (Argentina), o 2º colocado no ranking do circuito. Três competidores estão empatados em 9º lugar, com 70: o líder do ranking, Molina (Argentina), Odair Lima (PR) e Francisco Ojeda (Argentina).
A segunda rodada acontece nesta sexta-feira a partir das 8h10. Os últimos competidores iniciam sua partida às 11h30.
O CBG Pro Tour é apresentado pelo HSBC e tem também como patrocinadores a Sete Brasil, a Sportv, a Nespresso, a Embrase e a YKP, além de apoio da Klabin e TAM Viagens. O CBG Pro Tour conta com recursos da Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte. O evento é uma realização da Confederação Brasileira de Golfe (CBG) e organização da IMX.
Aulas gratuitas – Jovens de 15 a 17 anos do Colégio Sesi São José dos Pinhais e do Colégio Estadual Ivan Ferreira do Amaral Filho, de Campina Grande do Sul, ambos na Região Metropolitana de Curitiba, tiveram nesta quinta-feira aulas gratuitas promovidas pelo Programa Golfe Para a Vida apresentado pelo HSBC. Os adolescentes deram tacadas na área de treino do próprio Clube Curitibano. Nesta sexta-feira, as aulas acontecem novamente, das 12h às 14h. No sábado 24, dia da final, haverá aulas e um torneio de putter (tacadas curtas para embocar a bola) para os jovens das 11h às 13h. As aulas para o público em geral também acontecem no sábado dia 24, das 10h às 14h.
O programa Golfe Para Vida apresentado pelo HSBC foi criado pela Confederação Brasileira de Golfe (CBG) para desenvolver o esporte e conta com recursos do Ministério do Esporte por meio da Lei de Incentivo ao Esporte e do R&A, a entidade máxima do golfe mundial. O Golfe Para a Vida já foi desenvolvido em três cidades brasileiras (Curitiba, Porto Alegre e Brasília), atingindo cerca de 70 professores e mais de 20 mil crianças.
Os primeiros colocados
1 – Nilson Cabrera (Par) – 65
2 – Daniel Stapff (PR) – 66
T3 – Marcos Silva (PR) – 67
T3 – Tiago Silva (RS) – 67
T3 – Pablo de La Rua (SP) – 67
T6 – Marco Ruiz (Par) – 69
T6 – Ronaldo Francisco (SP) – 69
T6 – Sergio Acevedo (Arg) – 69
T9 – Mauricio Molina (Arg) – 70
T9 – Odair Lima (PR) – 70
T9 – Francisco Ojeda – 70