Novos e renovados cenários para o esporte – Coluna Guilhermo Piernes
A inauguração oficial de magnífico campo do Vista Verde e uma auspiciosa etapa de renovação e crescimento qualitativo iniciada no Champs Privés, melhoram substancialmente as opções para a pratica e realização de eventos de golfe no entorno de São Paulo.
Vinte equipes formadas por um profissional e quatro amadores foram contempladas na lista de convidados especiais para o torneio inaugural do Vista Verde, no sábado próximo. VB Serviços, Assurant, Brisa, Furukawa e IT Mídia foram às empresas patrocinadoras do evento.
O campo foi projetado pelos arquitetos Dan Blankenship e Cláudio Ivantes e fica na localidade de Araçariguama, no quilômetro 50 da rodovia Castelo Branco, a uns 20 minutos de São Paulo. Blankenship foi arquiteto dos campos baianos Transamérica de Comandatuba e Terravista de Trancoso, o paulista Quinta da Baroneza e o paranense Alphaville.
“Estamos certos que o Vista Verde se tornará um grande pólo de atração de executivos e de grandes empresários que apreciam o esporte”, disse Sergio Rodrigues, diretor comercial do empreendimento desenvolvido pelo esforço da família Hiragami.
O campo foi construído em dois anos e meio, entre vales e morros em trechos de mata nativa. O campo, que pode ser classificado como campo de montanha é desafiador, prazeroso e belo. O ondulado percurso permite desenvolver a resistência física de serem percorridas a pé as 7.0212 jardas ou 6.300 metros do traçado. O campo disponibiliza também carrinhos eletrônicos e uma pista para eles ao longo do percurso.
A infra-estrutura de irrigação é computarizada nos 70 hectares de verde paisagem, apoiada por uma estação meteorológica, o que permite evitar a escassez ou desperdiço. O Vista Verde já funciona em regime de soft opening desde setembro. O sistema de drenagem é altamente eficiente, como constatou este jogador e colunista durante rodadas na recente temporada de intensas chuvas.
A grama dos fairways é da variedade Bermuda Tifway 419 e dos greens a Bermuda Tifeagle, esta última desenvolvida na Geórgia, Estados Unidos. O Vista Verde conta com um driving range de 300 jardas ou 270 metros de extensão, vestiários e restaurante.
Para animar ainda mais o festivo fevereiro do golfe brasileiro, o Champs Privés ingressou numa auspiciosa etapa. A liberação de antigos entraves legais e administrativos possibilitou que o empreendedor Reis de Souza pudesse iniciar investimentos para obras de melhoria do campo e das instalações do clube do Campo Limpo Paulista, abrindo mais opções para os golfistas, fora dos clubes tradicionais, como aconteceu no Rio de Janeiro com Japeri Links, Golden Green e Banana Golf.
A primeira das oito etapas do ano da taça Champs Privés 2007 foi realizada no sábado seguida com um festivo almoço para celebrar a nova fase, iniciada com a reabertura do restaurante dirigido por Vlamir Antequera. Reis Neto e J.B. Miranda foram premiados como os dois melhores jogadores da primeira categoria. Também foram premiados nas outras categorias Daniel Sgambatti, Ricardo Barbosa, Jorge Bacelis e Edward De La Paz.
Na festa do Champs Privés também foram homenageadas várias pessoas que contribuíram ao desenvolvimento do clube e ao crescimento do esporte, exclusivamente com trabalho e ética. O presidente Reis de Souza destacou o ajuste dos handicaps como característica positiva do torneio, onde apenas quatro jogadores conseguiram jogar abaixo do par do campo. O espírito do golfe está em festa.
Guillermo Piernes é consultor corporativo e palestrante de golfe. Escritor e jornalista, assina a coluna de golfe da Gazeta Mercantil e da Revista Forbes. Autor de Comunicação na América Latina (Ed. UnB) e Tacadas de Vida (Ed. JB). piernes@yahoo.com
Pódio:
Makacheira: O circuito Incentivo ao Golfe ou Makacheira Open terá a sua segunda etapa no Paradise Golf Club de Mogi das Cruzes, em 11 de fevereiro, após a movimentada etapa inaugural no Centro Paulista de Golfe. O circuito conta com apoio da Duke Energy, Apo, Millenium e Villa do Golf.
Getty: A Getty Images, líder mundial na criação e distribuição de conteúdo visual fechou um acordo com a LPGA – Ladies Professional Golf Association para a cobertura da Women’s World Cup of Golf.
Dokikai: A confraternização da comunidade nipo-brasileira num concorrido torneio marcou a celebração do duocentésimo Dokokai, domingo, no campo do Alphaville Graciosa Clube. O cônsul do Japão no Paraná, Hirotsugu Hagiuda, participou da entrega de prêmios. Masahiko Susuki foi o campeão scratch.