Miriam Nagl é 10º na Nova Zelândia e lidera corrida pela vaga olímpica
A paranaense Miriam Nagl terminou empatada em 10º lugar na disputa do New Zeland Women´s Open, etapa do Ladies European Tour (LET), subiu 121 posições no ranking mundial e agora ocupa a vaga destinada ao país sede para os Jogos Olímpicos Rio 2016.
Com 212 tacadas (parciais de 72/68/72), Miriam conseguiu o seu primeiro top 10 da temporada. A campeã foi a neozelandesa Lydia Ko, número 1 do mundo. Miriam disputou a competição graças a um convite dos patrocinadores e organizadores, obtido pela Confederação Brasileira de Golfe (CBG).
Com o resultado, ela agora é a 483ª do ranking mundial feminino, ultrapassando a paulista Victoria Lovelady, que está em 493º lugar. Victoria também disputou o torneio da Nova Zelândia, mas não passou o corte e não pontou. Ambas jogaram com apoio da CBG e do Comitê Olímpico do Brasil (COB), com recursos da Solidariedade Olímpica Internacional.
Como é a melhor brasileira do ranking mundial, Miriam tem direito à 60ª e última vaga para os Jogos Olímpicos, destinada ao país sede. Tanto ela quando Victoria, com apoio da CBG e do COB, lutam para se classificar para as Olimpíadas sem precisar utilizar a vaga garantida, e estão bem próximas a isso – elas têm apenas que ultrapassar a indiana Aditi Ashok, atualmente 456ª do mundo e 59ª colocada no ranking olímpico.
Miriam vem treinando para o início da temporada 2016 do LET desde o final do ano passado. No final de 2015, ela passou uma temporada de treinos nos EUA, com apoio da CBG e do COB. No início do ano, foi para a Austrália disputar uma série de torneios do Australian Ladies Professional Golf (ALPG), circuito australiano de golfe profissional feminino, e também contou com o apoio das duas entidades para isso.
Com uma vitória e outros dois top 5, ela avançou no ranking do ALPG e, por isso, vai garantir uma vaga no Australian Open, que acontece de 18 a 21 de fevereiro. Victoria ainda tenta uma vaga na mesma competição, por meio de uma classificatória que acontece nesta terça. Ambas vão disputar, na semana seguinte (25 a 28/02), o Ladies Masters, também na Austrália e também etapa do LET.
Masculino – O gaúcho Adilson da Silva e o paulista Lucas Lee não passaram o corte dos torneios que disputaram na última semana. Silva jogou o Tshwane Open, etapa do European Tour e do Sunshine Tour que ocorreu na África do Sul, e Lee, o AT&T Pebble Beach Pro-Am, etapa do PGA Tour americano que acontece na Califórnia (EUA). Silva segue sendo o melhor brasileiro no ranking mundial (353º) e vai seguir no ranking olímpico. Lee é o segundo melhor golfista brasileiro no mundo, em 402º no ranking, e luta para voltar à zona de classificação para as Olimpíadas.