Ministro do Esporte recebe Gonzalo Berlin
O Ministro do Esporte, Agnelo Queiroz, recebeu em audiência, nesta segunda-feira (dia 22), o recém-campeão brasileiro Gonzalo Berlin e o vice-presidente da Federação Centro-Oeste Nordeste de Golfe (Fecong), Rodrigo Ribeiro (foto, no canto direito). O ministro parabenizou o jogador brasiliense, de 17 anos, pela conquista do 75o. Campeonato Amador de Golfe do Brasil realizado no Porto Alegre Country Club.
O encontro é histórico, pois nunca um golfista havia sido recebido por um Ministro de Estado em virtude da conquista de um título.
Depois de conversar com Berlin, Queiroz destacou o apoio que o Ministério do Esporte pretende dar ao golfe brasileiro através do amparo às equipes que representam o Brasil em competições internacionais.
O ministro também citou a importância da popularização da modalidade ao defender iniciativas que façam dela um instrumento de inclusão social. “Todos esportes são importantes e servem para a formação do cárater da pessoa e do seu bem estar físico e mental. Com o golfe não é diferente”, afirmou.
Segundo Ribeiro, entre os projetos discutidos na audiência, um dos que mais despertou o interesse de Queiroz foi o de apresentar o golfe a crianças de escolas públicas e de comunidades carentes.
O ministro ressaltou que projetos similares em modalidades como vela e hipismo obtiveram grande sucesso, ajudando a desmistificar a idéia de que determinados esportes, como o próprio golfe, podem ser praticados exclusivamente por uma elite.
Queiroz disse ainda que pretende estudar a implantação de um centro de treinamento para jovens talentos nos moldes dos existentes para o vôlei em Saquarema e para a ginástica em Curitiba.
Por fim, brincou: “não são apenas os bons jogadores de futebol que vão para a Espanha, mas também os bons golfistas brasileiros”, disse, referindo-se ao fato de Berlin residir em Madrid, onde é considerado um dos principais atletas juvenis da Espanha. O jogador, formado no Clube de Golfe de Brasília, possui nacionalidade daquele país.
Para Ribeiro, o encontro foi importante por ser o primeiro passo de uma iniciativa que renderá bons frutos ao golfe nacional. “Ajudar a desmitificar e popularizar o esporte e mostra que o ministério está apoiando eventuais projetos nesta área”, opina. “A porta foi aberta, fomos convidados a entrar e devemos entrar.”
Um próximo encontro para discutir o encaminhamento das propostas colocadas já está previsto, dessa vez com a presença do presidente da CBG, Álvaro Almeida.
Além do título brasileiro, Berlin conquistou em seu período de férias no Brasil o vice-campeonato do 56o. Aberto do Estado de São Paulo no último domingo. Dia 31, ele volta para a Espanha.
“Com a implantação de medidas de apoio, sair do Brasil talvez não seja mais necessário no futuro. Temos que pensar no futuro dos nossos jovens talentos do golfe”, completou o Ministro do Esporte.