Meninos do Brasil largam em 2º na Argentina
A equipe masculina brasileira começou em segundo lugar no 42º Campeonato Sul-Americano de Golfe Juvenil, cuja primeira rodada foi disputada nesta quarta-feira dia 22 na Argentina.
PARA VER OS RESULTADOS, CLIQUE AQUI E DEPOIS NA ABA MAS CONTENIDOS
O time formado por Luis Gama, Gustavo Chuang e Rafael Becker, sob a orientação de Wagner Rocumback como capitão, soma 144 tacadas e está empatado com os chilenos e colombianos. A primeira colocação é da Argentina, que soma 140 tacadas.
A equipe feminina brasileira, formada por Ana Paula Costa, Karina Palmberg e Clara Teixeira e capitaneada por Maria de Lourdes Verlangieri, largou na sexta posição, com 158 tacadas. A liderança está com as argentinas, com 140 tacadas.
Chuang ocupa a quinta colocação na disputa individual, com 71 tacadas – o líder, o argentino Jorge Fernandez Valdes, fez 68 na primeira rodada. Becker está em oitavo, com 73. Luis Gama, que se recupera de uma amigdalite, jogou 75 e está na décima-oitava colocação.
Entre as meninas, Karina Palmberg é a brasileira melhor posicionada, com 76 tacadas na primeira rodada e a sexta colocação. Um detalhe: Karina está com uma lesão no joelho, surgida no dia anterior. Examinada por especialista, a atual bicampeã juvenil brasileira foi liberada para jogar com uma joelheira. Clara Teixeira jogou 82 e está em 16º; Ana Paula Costa, com 85, ocupa o 25º lugar. A carioca Ana Paula jogou ao lado de Victoria Tanco (foto ao lado), uma das melhores amadoras da argentina e líder da competição, com 69 tacadas.
“Todos foram muito bem recebidos pelas famílias argentinas e estão muito confiantes para a segunda rodada. A presença do coach Erik Andersson está sendo fundamental para o bom jogo e confiança de todos”, disse Vicky Whyte, vice-presidente da área técnica da CBG que está acompanhando o grupo.
Festa e mais festa – Na terça-feira 21, aconteceu o segundo dia de treinos e a cerimônia de abertura do torneio (foto abaixo). Detalhe: foi também aniversário do gaúcho Gustavo Chuang, que ganhou bolo e um Parabéns a Você.
As passagens aéreas e a taxa de inscrição desse campeonato estão sendo pagas graças à Lei de Incentivo ao Esporte.
Histórico – O Campeonato Sul-Americano de Golfe Juvenil foi realizado pela primeira vez em 1968 e teve a Argentina como primeira vencedora da disputa na categoria masculina. As primeiras disputas na categoria feminina só foram acontecer em 1975, onde as peruanas levaram a melhor.
Nas 42 edições do Campeonato Sul-Americano de Golfe Juvenil, o Brasil levantou a taça de campeão 11 vezes (oito títulos masculinos e três femininos), marca que só fica atrás do golfe argentino, cujas equipes venceram 21 disputas (15 troféus masculinos e 6 femininos) e das equipes colombianas que já sagraram-se vencedoras 23 vezes (oito vitórias masculinas e 15 femininas). É importante lembrar que no quesito de vitórias consecutivas o Brasil também já teve seus momentos de glória. O golfe nacional foi tretracampeão Sul-Americano Juvenil entre 1969 e 1972, com quatro títulos masculinos; bicampeão masculino em 1986 e 1987 e bicampeão feminino em 1997 e 1998.
Em 2008, a equipe brasileira masculina ocupou a quarta colocação no Campeonato Sul-Americano Juvenil, realizado na Colômbia, onde Luís Gama, Felipe Navarro e Giordano Junqueira somaram 601 tacadas (150/149/150/152). O título de campeã ficou com a argentina, com 569 strokes (137/144/147/141). Luís Gama foi o brasileiro melhor colocado na classificação individual. O paulista terminou na quinta posição com 296 tacadas (74/73/71/78).
No feminino, as brasileiras Larissa Rocha Pombo, Karina Palmberg e Gabriela Ramirez ficaram em nono lugar. A Colômbia se manteve na primeira colocação, com 581 tacadas.
Outro fato que marca a importância da presença brasileira nesta disputa é a quantidade de vezes em que o Brasil já foi sede do evento. Ao todo, quatro edições do torneio já foram realizadas aqui (1971, 1987, 1997 e 2007). Nessa questão, o golfe nacional fica atrás apenas do golfe colombiano, com seis edições; dos chilenos, que sediaram cinco disputas e dos argentinos, que já foram cinco vezes anfitriões desta prova (contando com 2009).
O torneio – Com a presença de 10 países (Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colombia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela), a competição, que reunirá em torno de 60 jogadores, será realizada no Club Campos de Golf Las Praderas de Lujan, localizado nos arredores de Buenos Aires.
O local possui 3 campos de noves buracos, que podem ser combinados em diferentes trajetos. No caso do 42º Campeonato de Golfe Juvenil, o trajeto escolhido para o torneio é uma combinação entre os campos Cañada e Luján. O resultado: um campo de 6.887 jardas para os garotos e 6.135 jardas para as jovens damas.
Leia mais
Juvenis brasileiros treinam na Argentina
Falta muito pouco para o Sul-Americano
Juvenis treinam no São Fernando