Mechereffe e Patrícia Carvalho são os campeões brasileiros
O gaúcho Fernando Mechereffe (foto pequena) e a paranaense Patrícia Carvalho (foto grande) conquistaram hoje (28/07) o título de campeões do 72o Campeonato Aberto Brasileiro – Taça Banco Alfa, disputado desde quinta-feira última no Gávea Golf & Country Club, no Rio de Janeiro.
Mechereffe conquistou o bicampeonato da competição com 278 tacadas (68-70-67-73), seis de vantagem sobre o carioca Philippe Gasnier e o paulista Rodrigo Lacerda Soares Filho “Lilica”, ambos com 284. O título de Patrícia foi mais difícil e conquistado somente no playoff, depois de empatar com a paulista Maria Priscila Iida, no último buraco do torneio, em 304 tacadas.
Fernando, 19 anos, é um jogador com grande potencial e que evoluiu bastante depois que passou a treinar nos Estados Unidos. “Aprendi a administrar os erros, entendo que fazem parte do jogo e a pensar sempre no ponto seguinte”, explicou o gaúcho que teve como caddie o próprio pai, com quem aprendeu a jogar com pouco mais de dois anos de idade.
Para Patrícia, foi a maior conquista de sua carreira. Aos 17 anos, ele é a segunda jogadora mais jovem a conquistar o brasileiro. A mais jovem é a paulista Victoria Meyer, que conquistou o título o ano passado, aos 16 anos, em São Paulo.
Já a paulista Maria Priscila Iida, 22 anos, não irá esquecer a final tão cedo. Depois de liderar a competição por dois dias (sexta-feira e sábado) e iniciar a rodada decisiva deste domingo com quatro tacadas de vantagem sobre Patrícia, Priscila perdeu algumas jogadas e Patrícia chegou ao empate no buraco 18, o último do torneio, levando a decisão para o playoff.
No desempate Patrícia deu um drive no meio do fairway, enquanto Priscila errou e já perdeu uma tacada. A seguir foi parar no meio das árvores e ao sair a bola foi curta e caiu em uma banca de areia.
“É o maior título da minha vida”, disse Patrícia que já representou o Brasil em oito competições internacionais.
Priscila tentou explicar a derrota: “Fiquei nervosa em muitos lances. Perdi a concentração e não consegui jogar hoje tudo o que podia”.
As duas jogadoras integram a equipe feminina brasileira, juntamente com a paulista Victoria Meyer, que disputará de 1 a 4 de agosto, em São Paulo, o Campeonato Sul-americano em Mogi das Cruzes, no Paradise Resort Golf Village. A equipe masculina terá Fernando Guimarães, Felipe Lessa e Ricardo Iversson.