Manuel Gama é campeão brasileiro sênior
Manuel Gama, presidente da Federação Paulista de Golfe, é o novo campeão brasileiro de golfe sênior. Ele venceu nesta sexta-feira o 31º Campeonato Brasileiro de Golfe Sênior, principal competição do país para jogadores acima de 55 anos, que foi disputada em três dos melhores campos do Paraná (Alphaville Graciosa Clube, Clube Curitibano e Graciosa Country Club). O torneio foi organizado pela Associação Brasileira de Golfe Sênior (ABGS).
Para eternizar seu nome na Taça Mario Gonzalez, Gama derrotou o campeão sênior de 2009, Ronald Gunn, numa emocionante disputa que só foi definida no buraco 18. O dirigente da FPG somou 236 tacadas (80/76/80), contra 237 de Gunn 76/79/92).
Gama começou a rodada final, disputada pelos jogadores scratch no campo do Graciosa Country Club, em Curitiba, perdendo por uma tacada. No tee do buraco 10, estava três tacadas atrás de Gunn. A virada se deu na segunda volta. No buraco 18, Gama fez um bogey e Gunn errou o birdie que forçaria um playoff (a bola rodou na borda do buraco, mas não entrou). O terceiro colocado scratch foi Celso Osternack de Castro, que somou 240 tacadas (80/81/79).
“Foi uma disputa buraco a buraco. A vitória foi apertada. Tanto eu quanto o Gunn somos muito competitivos. Estou muito feliz com a vitória, pois respeito muito a ABGS”, disse Gama.
Todos os cavalheiros jogaram três rodadas – a primera no Alphaville, e as duas seguintes divididos entre o Curitibano e o Graciosa. Claudio Kiryla, do Graciosa, foi o campeão da categoria de índex 8,6 a 14, com 211 tacadas. O vice-campeão foi Airton Balabuch, do Curitibano, com 216. O terceiro foi Cosme Gomm, do Graciosa, com 217.
Na categoria de 14.1 a 22, quem brilhou foi Helcio Buck Silva, do Curitibano, que aos 82 anos somou 213 tacadas, uma a menos do que o segundo colocado, Sumiu Ono, do Arujá, com 214, e três a menos do que o terceiro colocado, Rodolfo Santos, do São Paulo Golf Club, com 216.
Gilson Beckert, do Curitibano, venceu entre os jogadores de 22.1 a 31, com 115 pontos stableford, seguido por Walter Taursiano, da FPG, com 111 pontos, e Carlos Alberto Lau, do Curitibano, com 103.
O campeão pré-sênior scratch foi Jorge Chan, de Campinas, que somou 245 tacadas (79/84/82), apenas uma tacada a menos do que o vice-campeão, Silvio Cecin, do Belém Novo, com 246 (80/83/83). Edson Abdala, do Graciosa, foi o campeão pré-sênior de índex até 18, com 211 tacadas, contra 216 do vice, que foi Cecin, com 216 net. Michel Badim, do Curitibano, venceu na categoria de 18.1 a 31, com 210, seguido por Ulisses de Souza Morais, do Santa Mônica, com 226.
As damas da ABGS jogaram apenas duas rodadas, disputadas no Curitibano e no Graciosa. Hiormi Suzuki, do Alphaville, foi a campeã scratch feminina, com 162 tacadas. Tereza Baek, do Curitibano, venceu o índex até 20, com 141 tacadas, seguida por Olga Hieda, do Alphaville, com 153, e Lucia Sumikawa, de Ponta Grossa, com 155.
Entre as damas de índex 21 a 32, a campeã foi Makiko Takarashi, do Alphaville, com 63 pontos stableford, seguida por sua companheira de clube Momoio Nakano, com 60 pontos, e por Ivete Chemin, do Curitibano, com 59 pontos.
Houve também premiação para as categorias divididas por idades. Os campeões foram Jose Bianeck, Frederico Greenberg, Marcos Zanier e Osvaldir Benato.
Os prêmios do 31º Campeonato Brasileiro de Golfe Sênior foram entregues durante um jantar baile no Graciosa Country Club. A festa se iniciou com a Banda da Polícia Militar do Estado do Paraná, que executou o Hino Nacional e, em seguida, o Hino da ABGS. A festa prosseguiu com a apresentação do grupo
Beppi & Seus Solistas, patrocinada pela Casteval.
“Mais uma vez, a ABGS realizou um torneio memorável, de alto nível, à altura de seus associados. O Paraná está de parabéns por tudo”, disse Paulo Pacheco, presidente da ABGS.
“Agradecemos a todos os patrocinadores e apoiadores, que possibilitaram essa bela festa, e também aos clubes, que nos receberam tão bem”, disse Lennart Adler, diretor da ABGS para o Paraná e Santa Catarina.
Não faltam apoiadores ao torneio: a Golf Travel sorteou pacote de viagem; a Mili, uma televisão; a Pluna, passagens para a Argentina e Uruguai; e a Estância do Lago, brindes e diárias de Spa, o Hotel Transamérica Ilha de Comandatuba, diárias no resort, eo Escritório Comercial da Colômbia no Brasil, passagens para a disputa do Sul-Americano de Golf Sênior na Colômbia. Também apóiam o torneio a Nutrimental, a Brasil Golfe, a sra. Yoshiko Igarashi e um grupo de jogadores liderados por Sakae Tamura, capitão do Alphaville.
Mais informações no site www.abgs.com.br