Liderança dividida no Amador Brasileiro
Hoje, dia 2, os melhores golfistas do Brasil se enfrentaram na primeira rodada de 18 buracos da 6ª Taça Banco Alfa – 77º Campeonato de Golfe Amador Brasileiro. O encantador campo do Gavea Golf & Country Club, um dos mais belos do país, também é um dos mais técnicos. Suas raias estreitas, seus traçados ondulados em volta dos greens e seus lagos bem posicionados fizeram muitos golfistas amargarem escores acima de suas médias.
Foi o caso de Rogério Bernardo, um dos favoritos, que após uma primeira volta de 33, fez uma segunda de 44, terminando com 77, ou 8 acima do par do campo (69). Bernardo terminou em 34º lugar. Outros nomes de destaque também terminaram com o mesmo escore, a exemplo de Daniel Stapff e Felipe Navarro. Roberto Gomes terminou seu primeiro dia com 74 (36/38), em 11º lugar.
Os três melhores do dia também não conseguiram quebrar o par do campo, pois jogaram 69. Foram eles Guy de Orleans e Bragança, João Paulo Albuquerque e André Tourinho.
Por falta de luz, a disputa feminina não foi finalizada. Portanto, os resultados serão divulgados amanha. Entre as damas, estão jogadoras como Daniela Murray, Bruna Spengler, Isadora Stapff, Lucia Maria Guilger e Clara Teixeira. A paranaense Patrícia Carvalho está defendendo o título conquistado no ano anterior.
O Amador Brasileiro conta pontos para o ranking nacional masculino e feminino e também vale para o ranking mundial do R&A, entidade máxima do golfe mundial. Os campeões do torneio ainda farão parte da equipe brasileira que disputará a Copa Los Andes, que é o Campeonato Sul-Americano de Golfe.
O torneio conta com o patrocínio do Banco Alfa. O hotel oficial do evento é o Intercontinental Rio. Os apoiadores são IBM, Vivo, Intercontinental, ClearChannel, Federação de Golfe do Rio de Janeiro e MPV.