Juventude x Experiência
A final masculina do 75o. Campeonato Amador de Golfe do Brasil terá como atrativo, neste domingo (dia 31), o embate entre duas gerações. De um lado, a juventude do brasiliense Gonzalo Berlin, de 17 anos, líder com -1. De outro, a experiência do gaúcho Octavio Villar, o Fanta, com +3, e do tetracampeão brasileiro Roberto Gomez, ainda no páreo, com +5. Ambos começaram a jogar nos anos 70 e já ultrapassaram a faixa dos 40.
Berlin, que joga o circuito juvenil da Espanha, fez a melhor volta do torneio, com 67, chegando a 209 tacadas. Por ironia, abriu com um bogey, mas conseguiu se recuperar ao fazer um birdie no 5. “Meu grande momento foi no buraco 8, quando acertei um putt de 10 metros”. Depois desses, vieram mais quatro birdies até o 15.
De férias no Brasil, Berlin, que também tem nacionalidade espanhola, demonstrou estar bem tranqüilo para enfrentar os dois veteranos de Amador. “São grandes golfistas e foi bom ter jogado ao lado deles no mesmo grupo. Vou para a final sem nenhuma pressão”, garante o atleta formado no Clube de Golfe de Brasília.
Villar assumiu a segunda colocação da tabela ao jogar 70 (par do campo) depois de cinco birdies. “Foi meu melhor dia, estava batendo muito bem, mesmo errando alguns putters”, conta. Depois de dois vice-campeonatos brasileiros, o gaúcho do Clube Campestre de Pelotas está bem cauteloso quanto as suas chances. “Gonzalo está muito firme. Se acontecer algo muito ruim na volta dele, tenho chances”, afirma. Fanta, como é chamado, tinha um compromisso familiar em Pelotas nesta noite e voltaria para Porto Alegre de manhã cedo para a final.
Dos três jogadores, o único decepcionado com seu jogo era Gomes, que fez dois bogeys duplos: um no buraco 7, quando bateu o drive direto para fora do fairway, e no 18. “Ficou muito difícil. São seis tacadas para o Gonzalo. Tenho que fazer uma volta muito boa e depender que ele e o Fanta errem”, diz o atleta do Clube de Campo São Paulo, que depois da volta foi correr no campo.
O paulista Alex Hirai, do São Fernando, vem em quarto lugar, com +6. Berlin, Villar e Gomez saem no mesmo grupo a partir das 11h42, fechando a disputa no Porto Alegre Country Club.
Feminino
A bicampeã brasileira Patrícia Carvalho fez três bogeys seguidos entre os buracos 14 e 16, o que complicou sua volta, fechada em 75. Ela agora tem +1 e vê sua diferença diminuir em uma tacada para a carioca residente na Flórida, Mariana De Biase, com +4. A jogadora formada no Itanhangá fez quatro bogeys nos últimos buracos, mas mesmo assim superou Patrícia.
A melhor volta do dia para as mulheres foi da paulista Victoria Meyer, com 73. A campeã brasileira em 2001 recuperou o terceiro lugar, com +15.
O grupo com Patrícia, Mariana e Victoria sai às 10h16. A rodada final do Amador do Brasil começa a partir das 7h15. O horário de saída já está disponível no site da CBG.