Confederação Brasileira de Golfe

Jovens golfistas brasileiros ganham experiência internacional com apoio da CBG

14 de maio de 2013

Jovens golfistas brasileiros ganham experiência internacional com apoio da Confederação Brasileira de Golfe (CBG). Os golfistas amadores Rafael Becker, André Tourinho, Leonardo Kitahara, Luiz Jacinto, João Paulo Silva, Luis Thiele, Clara Teixeira e Nathalie Silva participam de alguns dos principais torneios das Américas e Europa para ganharem experiência internacional e melhorarem seus posicionamentos no ranking mundial de amadores.

Em uma iniciativa inédita com o objetivo de fortalecer e desenvolver o golfe de alto rendimento, a Confederação Brasileira de Golfe (CBG) está enviando alguns dos principais amadores brasileiros para a disputa de importantes torneios internacionais de grande relevância no esporte. “É um trabalho conjunto de entidades, da CBG, COB e Ministério do Esporte, pelo desenvolvimento do golfe de alto rendimento. Só assim vamos alcançar os objetivos”, afirma Paulo Cezar Pacheco, presidente da Confederação Brasileira de Golfe (CBG).

Entre os torneios já realizados estão o Aberto do Jockey Club de Córdoba, um tradicional torneio argentino com a participação de mais de 120 jogadores, onde a dupla brasileira formada por André Tourinho e Luiz Jacintho foi a campeã. Os brasileiros também fizeram bonito na disputa individual, onde André Tourinho ficou com a segunda colocação e Jacintho em quinto lugar.

No “XXV Campeonato Internacional de Aficionados – Copa Carlos Raffo e Copa Manuel Prado”, disputado no Lima Golf Club, no Peru, o carioca André Tourinho foi o vice-campeão da Copa Carlos Raffo. E, na Copa Manuel Prado, disputa por duplas, os brasileiros também conseguiram um bom resultado, terminado em quinto lugar.

“É muito importante o que a CBG esta fazendo para desenvolver o nível de competição entre os jogadores. Não somente essa minha viagem para a Inglaterra, mas também convidando para os torneios do CBG PRO TOUR, enviando os juvenis Leonardo kitahara e João silveira para a Inglaterra, e diversos outros torneios”, afirmou André Tourinho. “A única maneira de melhorar o nível dos jogadores do Brasil é essa exposição internacional que eu e outros jogadores estamos tendo. Eu acredito que a CBG está tentando ao máximo enviar jogadores brasileiros para competições internacionais e isso é fantástico”, completou Tourinho.

“Os jogadores vão se integrar aos principais golfistas do mundo, ganhando experiência internacional e buscando elevar a pontuação no ranking mundial amador”, diz o profissional Nico Barcellos, gerente técnico da Confederação Brasileira de Golfe.

Leonardo Kitahara e João Paulo Silva disputaram o Fairhaven Trophy no Fairhaven Golf Club, localizado em Lytham St. Annes, Lancashire, na Inglaterra (próximo a Manchester), entre os dias 3 e 5 de maio. Este é um disputadíssimo torneio aberto juvenil inglês, onde jogaram 144 jogadores da Inglaterra, Finlândia, Alemanha, Holanda, Irlanda, Escócia Suécia, Suíça, País de Gales e, desta vez, com a participação especial do Brasil.

“Ter jogado no Fairhaven Trophies 2013, na Inglaterra, foi uma experiência enriquecedora para o meu futuro no golfe, pois o torneio contou com a participação dos melhores jogadores juvenis europeus, num campo extremamente técnico, de fairways estreitos, que não perdoam erros de tacadas. Para tornar ainda mais desafiador, enfrentamos um clima local bem rigoroso, com dias frios e fortíssimos ventos gelados. Ficou a lição para trabalharmos mais tacadas em dias mais frios, sob forte vento”, disse Leonardo Kitahara. “Gostaria de parabenizar a CBG e ao seu National Coach Shaun Case por colocar os jogadores brasileiros em contato com os grandes desafios e permitir que eles adquiram cada vez mais experiência internacional”, afirmou Leonardo Kitahara.

André Tourinho disputou também o Lytham Trophy, no Royal Lytham and St. Annes Golf Club, que sediou o The Open Championship de 2012, o South of England Links Championship, no Royal Cinque Ports, que já recebeu o The Open Championship em duas ocasiões. E, nesta semana, participa do The Welsh Open Amateur Championship, no Royal Porthcawl Golf Club, no País de Gales, de 17 a 19 de maio.

Depois, Tourinho e Rafael Becker irão disputar principal torneio de amadores do México. O torneio acontece no campo do Guadalajara Country Club, no período de 6 a 9 de junho.

Becker, tricampeão brasileiro amador, é o melhor colocado no ranking mundial na 154ª posição, subindo 21 posições na última semana do ranking, e Tourinho é o segundo, na 288ª posição, melhorando 151 posições na última semana.

A CBG investe também no golfe feminino. As jovens Clara Teixeira e Nathalie Silva irão disputar dois grandes torneios femininos, o Irish Womens Open Stroke Play Championship, dias 25 e 26 de maio, e o The St Rule Trophy, dias 1 e 2 de junho.

“Essa experiência para os jogadores amadores fará toda a diferença para carreira deles e também servirá de exemplo aos mais jovens”, enfatiza Norton Fernandes, vice-presidente técnico da CBG.

O National Coach do Brasil, Shaun Case, comenta essas participações em torneios internacionais: “esta iniciativa está ajudando muito os nossos amadores a pegarem ritmo de jogo competitivo. É uma boa preparação para a profissionalização”.

Os atletas brasileiros contam nestes torneios internacionais com o apoio do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), através da Lei Agnelo/Piva, do Ministério do Esporte e da Confederação Brasileira de Golfe (CBG).

 

 

Leonardo Kitahara no Fairhaven Trophies 2013

 

 

 

                                 Jacinto e Tourinho na Argentina

Confederação afiliada

Comitê Olímpico do Brasil Internacional Golf Federation R&A Federacion Sudamericana de Golf Comitê Brasileiro de Clubes

Parceiros

Patrocinadores

Premiações

Mapa do Site