Japeri Golf Links em destaque na Escócia
A golfista Vicky Whyte está prestes a dar um passo de suma importância para o golfe nacional. Como presidente da Associação Golfe Público de Japeri, a também vice-presidente da área técnica da Confederação Brasileira de Golfe terá a oportunidade de mostrar a história do Japeri Golf Links, primeiro campo público do Brasil, para as mais importantes entidades do golfe mundial. Entre os dias 28 de abril e 1º de maio, ela fará parte, como convidada especial, do Working for Golf, um dos principais eventos da indústria do golfe mundial, que acontecerá em St. Andrews, na Escócia.
Ao todo, oito temas serão destaques no congresso organizado pela máxima autoridade do golfe mundial, o R&A: o Estatuto do Amador; o futuro do jogo; como evitar demoras durante um campeonato; novidades nas Regras de Golfe; rankings mundiais amadores; golfe nas Olimpíadas; antidoping e finalmente, a inclusão social através do esporte.
Vicky falará sobre a eficácia do projeto social desenvolvido em torno do esporte em Japeri. Em 2008, a Escola de Golfe foi indicada pela máxima autoridade do golfe mundial como modelo de integração social com o golfe. Durante a apresentação, será mostrado um filme feito pelo R&A, seguido por uma apresentação sobre o campo, sobre a escola de golfe e as competições disputadas pelos alunos. Segundo a presidente da AGPJ, trata-se de um projeto muito bem visto pelo R&A pelo lado social e pelos resultados alcançados ao longo dos anos.
O R&A distribui quase todos os lucros do British Open de cada ano para projetos de golfe em todo o mundo, com grande parte destinada a países do terceiro mundo ou países em desenvolvimento. Vicky foi convidada para o congresso com todas as despesas pagas pelo R&A, sem nenhum ônus para a AGPJ.
E por falar em Japeri, eis mais uma outra ótima notícia envolvendo o campo público: o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, prometeu a manifestantes manter o campo e seu trabalho social. Japeri estava ameaçado pela construção do Arco Rodoviário, rodovia do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) que integrará a Região Metropolitana do Rio ao Porto de Sepetiba. A informação é do site Monitor Mercantil.