Gonzalo Berlin é destaque na Espanha
O jovem golfista brasileiro Gonzalo Berlin disputou de 3 a 7 de março o Campeonato Internacional de Aficionados da Espanha, Copa S. M. El Rey, no Desert Springs (Almeria), competição que reuniu os melhores amadores da Europa.
A luta pelo título do torneio, que é um dos mais importantes da temporada amadora, se equivale ao British Amateur. Disputaram o torneio 125 jogadores de diversas nacionalidades: espanhola (40), inglesa (26), francesa (14), italiana (5), alemã (10), escocesa (5), galesa (4), portuguesa (2), holandesa (3), checa (1), finlandesa (5), austríaca (2), islandesa (2) e belga (1). O troféu vem sendo disputado desde 1911, e tem na história campeões como Sergio García (1998), José María Olazábal (1983 e 1984), Darren Clarke (1990) e José Manuel Lara (1996).
A expectativa para o torneio foi tão grande e, de acordo com os organizadores, foi preciso estabelecer um corte de handicap 0,8.
O campeão, o islandés Heidar Bragason, conquistou uma vaga na próxima edição do Canarias Open da Espanha Masculino, em Fuerteventura, de 22 a 25 de abril.
A Copa S. M. El Rey foi disputada em cinco dias, sendo os dois primeiros na modalidade stroke play. Ao final do dia, teve o corte onde permaneceram os 32 melhores e empatados nessa colocação. Nos três últimos dias, houve a disputa de eliminatórias sucessivas.
Gonzalo ficou entre os oito espanhóis que passaram o corte após a segunda rodada. Venceu Martin Kaymer (Alemanha) por 3/2 pelas 16 de final e Jan Willen Van Hoff (Holanda) no buraco 19 pelas oitavas-de-final.
Na rodada seguinte, impôs 1 up em Fernando García Grout. Nas semifinais, Gonzalo foi uma grata surpresa, mas perdeu para Heidar Bragason (Islandia) por 3/2.
Esta semana Gonzalo está disputando a Copa de Andalucía, no Golf El Puerto, em Cádiz, onde ocupa a quinta colocação e está recebendo destaque pela alta qualidade de jogo. O torneio conta pontos para o ranking masculino, que selecionará as equipes dos Campeonatos de Europa Junior e Sub-18 e o Campeonato del Mundo Absoluto por Equipos, em Porto Rico, no final de outubro.