Golfe para a Vida se prepara para transformar Toledo
O golfe está para transformar a cidade de Toledo, no oeste do Paraná. Em pouco tempo, o esporte fará parte do cotidiano de boa parcela de seus 130 mil habitantes. Isso graças aos esforços do Pine Hill Golf Club, da Confederação Brasileira de Golfe (CBG) e da Federação Paranaense e Catarinense de Golfe, que levaram o projeto Golfe para a Vida para popularizar a modalidade na região.
Na mesma semana que o Pine Hill Golf Club, fundado pelo empresário Denis Sperafico, comemora o envio do primeiro jogador formado pelo projeto Golfe para a Vida local a uma competição nacional – no caso, a etapa Goiânia do Tour Nacional de Golfe Juvenil –, a cidade recebeu oficialmente 20 kits de soft golf. Eles serão utilizados pelo projeto para ensinar a modalidade a cerca de 3.000 jovens de escolas da região.
São crianças e adolescentes como Adilson Ramos, de 14 anos, que começou a treinar com o incentivo do clube há cerca de um ano. Ele disputou na última semana seu primeiro torneio oficial, em Goiânia. Em poucos meses no esporte, já é um respeitável handicap 15 (com viés de baixa). Treina quase todos os dias no campo, que o adotou. Ele faz parte do time juvenil do Pine Hill, ao lado de Gustavo Costa e de Jair Benke Junior, que também disputaram o torneio juvenil no Goiânia Golf Club.
“Gosto muito de golfe. Foi muito legal defender meu clube e minha cidade num torneio nacional. Quero treinar muito para melhorar e um dia ser campeão”, diz o jovem Adilson, apelidado de Grilinho pelos amigos do golfe.
“O espírito do Golfe para a Vida é a inclusão social, por isso consideramos o Adilson parte essencial do projeto. A escola onde ele estuda, inclusive, será atendida pelo programa. Ele foi um dos fatores que nos motivaram a expandir o projeto pelas escolas da região”, conta Jair Benke, diretor administrativo do clube. “Queremos dar a todos a possiblidade de praticar o esporte. Por isso, o projeto Golfe para a Vida é fundamental. Não conseguiríamos avançar nesse nosso propósito sem a ajuda da CBG”, completa.
“O golfe é um poderoso instrumento de cidadania e inclusão social, como o Golfe para a Vida tem demonstrado. A Federação Paranaense e Catarinense de Golfe e o Pine Hill Golf Club são grandes parceiros da entidade na expansão deste projeto e, consequentemente, do crescimento do golfe brasileiro”, disse Paulo Cezar Pacheco, presidente da CBG.
CONFIRA AQUI A GALERIA DE FOTOS DO EVENTO
A CBG capacitou no final de fevereiro 30 professores de educação física de Toledo e região para dar aulas do projeto Golfe para a Vida. Serão beneficiados 3.000 alunos de instituições de ensino da região – escolas municipais (crianças de 7 a 10 anos), escolas estaduais (10 a 14 anos), colégios privados e a Universidade Paranaense (Unipar).
O programa, que conta com o patrocínio do HSBC por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, do Ministério do Esporte, e apoio do R&A e do PGA Europa, já foi desenvolvido em diversas cidades brasileiras, capacitando mais de 260 professores de educação física como introdutores do golfe, e beneficiando cerca de 50 mil crianças que já tiveram um primeiro contato com o esporte.
Nesta quinta-feira, foram oficialmente entregues durante um coquetel na sede do clube os 20 kits de soft golf que serão utilizados na introdução do esporte nas escolas – são tacos de material plástico, bolas maiores e macias e alvos lúdicos.
Os jovens que demonstrarem aptidão para o esporte em Toledo participarão de uma próxima fase, quando terão aulas no Pine Hill Golf Club para a formação de uma equipe de alto rendimento coordenada pelo profissional Edione Nogueira.
“Todo o município está ansioso para conhecer melhor o golfe. A expectativa da população é muito grande”, conta Benke.
Em breve, pode apostar que Grilinho, Gustavo e Benke Junior terão a companhia de outros jovens talentos para representar Toledo em competições nacionais.