Golfe Para a Vida chega ao Rio de Janeiro com ação em Japeri. Programa de treinamento começa nesta sexta
O programa Golfe Para a Vida apresentado por HSBC, responsável pela formação de profissionais de Educação Física para introdução do esporte em escolas e Centros Olímpicos desembarca no Rio de Janeiro, casa dos Jogos de 2016, para mais uma etapa de treinamentos.
Mais 25 professores de Educação Física de onze escolas da rede pública da capital fluminense passarão por um treinamento intensivo no esporte, onde vão aprender os principais fundamentos e regras. Após uma avaliação (e aprovação), eles estarão aptos para a introdução do golfe em seus locais de trabalho, atingindo a cerca de 1600 jovens. O treinamento acontece nos dias 22, 23 e 24 de novembro.
Estes professores também detectam talentos para o desenvolvimento nos clubes de golfe locais conveniados pela CBG e com profissionais que também foram treinados no Programa Golfe Para a Vida.
A primeira ação do Golfe Para a Vida no Rio de Janeiro aconteceu em Japeri durante a VI Taça Zumbi dos Palmares, com uma doação de kits de golfe para crianças. Além disso, professores do Projeto também serão treinados nos próximos dias.
Paulo Pacheco, presidente da entidade, comenta a parceria: “O projeto de Japeri é muito importante para o desenvolvimento do golfe brasileiro. Unindo forças através do Golfe Para a Vida podemos construir um futuro legal para o esporte”.
O Golfe para a Vida, criado pela CBG em 2012, é uma das iniciativas que visam implantar uma metodologia de ensino de golfe no País. Outro de seus objetivos é ampliar a oportunidade de acesso de jovens brasileiros à categoria “Junior” da modalidade e, com isso, criar uma base de futuros potenciais campeões brasileiros do esporte.
O programa também promove a saúde e o desenvolvimento físico das crianças brasileiras, além de propiciar a aquisição de valores éticos, a formação para a cidadania, a socialização positiva e a inclusão social.
O Golfe para a Vida é uma ação estratégica do projeto Golfe a Caminho das Olimpíadas 2016 e considerado uma das principais iniciativas de desenvolvimento dessa modalidade esportiva no País pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e pelo Ministério dos Esportes. É uma iniciativa conjunta da Confederação Brasileira de Golfe e das Federações de Golfe, com o apoio técnico-financeiro do R&A, (Royal & Ancient Golf Club of St. Andrews), do HSBC e da Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte.
Sobre a CBG – A Confederação Brasileira de Golfe (CBG), fundada em 1976, é uma associação sem fins lucrativos que tem por objetivo dirigir, propagar e desenvolver o golfe nacional, sendo também o órgão normativo e disciplinar brasileiro para o esporte reconhecido por entidades internacionais. Entre suas atribuições, estão realizar campeonatos, torneios e competições de golfe em âmbito nacional e internacional, criar e manter o cadastro de atletas amadores e profissionais (handicap system), incentivar e divulgar, por meio de processos educativos, a cultura física, ética e de cidadania do esporte.
A CBG é filiada ao Royal & Ancient Golf Club of St Andrews (R&A), à Federação Sul-Americana de Golfe, à International Golf Federation (IGF) e vinculada ao Ministério do Esporte e ao Comitê Olímpico Brasileiro.