Golfe para a Vida capacita professores em Curitiba
Professores de Educação Física de escolas municipais e particulares e de centros regionais de esporte e lazer de Curitiba (PR) participaram esta semana de um curso de capacitação do programa Golfe para a Vida, desenvolvido pela Confederação Brasileira de Golfe (CBG). Agora, as escolas desses professores vão receber kits para o ensino do esporte durante todo o ano.
O objetivo é preparar estes profissionais para levar até seus alunos atividades ligadas ao golfe e, assim, despertar em alguns deles o interesse pelo esporte. Além de possibilitar o surgimento de novos talentos na modalidade, o projeto permite a sociabilização e inclusão de crianças através da prática do esporte. O Golfe para a Vida utiliza a metodologia desenvolvida pelo PGA Europa, testada e aprovada em diversos países.
“O intuito é mostrar de maneira bem lúdica o que é o golfe. Mas a longo prazo também esperamos encontrar novos talentos a medida que o número de praticantes for crescendo”, explica o vice-presidente da Federação Paranaense e Catarinense de Golfe (FPCG), Sakae Tamura.
“Estamos muito satisfeitos com o engajamento das federações e dos clubes no programa Golfe para a Vida, que representa uma revolução no golfe brasileiro”, diz Marcio Galvão, diretor executivo da CBG.
Os 19 professores curitibanos passaram por três dias intensos de aulas teóricas e práticas, tanto no campo de golfe quanto em um ginásio – local habitualmente usado nas aulas de educação física. O curso foi ministrado pelo golfista profissional Reginaldo Coelho.
Laiza de Souza é professora há 15 anos, e se candidatou para a capacitação do Golfe para a Vida com um objetivo bem definido. “Eu gosto muito de trabalhar a questão da ética e dos valores com os alunos e o golfe tem muito disso. É um esporte onde o próprio atleta é responsável por marcar seus pontos. É preciso ser sincero e confiar nos oponentes”, ressalta Laiza.
O programa de treinamento Golfe Para a Vida – Formação de talento & Cidadania foi promovido pela FPCG em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME) e a Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude. O programa da CBG conta com patrocínio do HSBC por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, do Ministério do Esporte, e apoio do R&A e do PGA Europa.