Herik e Ishii chegam às finais do Latino-Americano em 10º
O gaúcho Herik Machado e o carioca Daniel Ishii, primeiro e segundo golfistas do ranking brasileiro, chegam à final do Latin America Amateur Championship (LAAC), principal campeonato de golfe amador do continente, empatados na 10ª colocação. A rodada final acontece neste domingo na República Dominicana.
Os dois somaram 217 tacadas (+1 em relação ao par do campo) nas três primeiras rodadas. O líder é o argentino Gaston Bertinotti, com 211 (-5).
Outros dois brasileiros disputam a final, após terem passado o corte: Marcos Negrini, empatado em 40º, com 225 tacadas, e Rohan Boettcher, empatado em 46º, com 227.
O torneio vale pontos para o ranking mundial e garante uma vaga no Mastes (um dos torneios do Grand Slam do golfe) para o campeão, desde que ele mantenha seu status de amador até lá, além de também ganhar vaga para o British Amateur e para o US Amateur, dois dos principais torneios amadores do mundo. Além disso, os dois primeiros colocados e empatados ganham o direito de disputar as seletivas finais do US Open e do British Open, que, junto com o Masters, são alguns dos mais importantes torneios do golfe profissional mundial.
O evento é organizado pelo Masters, R&A (que rege o golfe no mundo todo, com exceção dos EUA e México) e United States Golf Association (que rege o golfe nos EUA e México).
O chefe da equipe brasileira é Nico Barcellos, diretor técnico da CBG, e o chefe da delegação é Paulo Cezar Pacheco, presidente da entidade. Os atletas brasileiros viajam com apoio da CBG e do Comitê Olímpico do Brasil (COB), através de recursos da Lei Agnelo Piva.
O LAAC acontece no Teeth of the Dog, campo desenhado pelo lendário Pete Dye em La Romana, na República Dominicana.