Confederação Brasileira de Golfe

Golfe e crianças com Síndrome de Down

16 de junho de 2008

A Federação Paranaense e Catarinense de Golfe aproveita o início do 19° Torneio Aberto do Estado do Paraná para lançar uma iniciativa solidária no Estado. Trata-se da implementação no Brasil do projeto argentino “Heme Aqui” (Estou Aqui), batizado no Brasil de Golfesperança. “O projeto quer dar mais qualidade vida, ajudar na socialização e integração para essas crianças e adolescentes”, salienta a diretora de divulgação da FPCG, Rafaela Pilagallo. Segundo Rafaela, o sucesso do projeto é tanto que o golfe é hoje um esporte que faz parte da vida das famílias que integram o Heme Aqui.

A idéia inicial é da socióloga argentina Nora Goldfinger, que se descobriu grávida de uma criança especial e saiu em busca de meios de socialibilização de sua filha, Vanina Goldfinger (24 anos). Nora, golfista há 11 anos na época, refletiu sobre os benefícios que o esporte poderia trazer a sua filha, como, o contato com a natureza e caminhadas que o esporte exige, indicações médicas aos portadores da síndrome e foi a campo pesquisar um método para que ela pudesse praticar as tacadas com maior facilidade. Estava criado o “Heme Aqui”, que hoje já conta com oito escolas nos campos associados em toda Argentina.

No Brasil, o Paraná sai na frente, trazendo o projeto por meio de Rafaela Pilagallo. “O projeto me tocou de uma forma inesperada, pois não tenho casos na família. Quando fiquei sabendo que o esporte que pratico possibilita alegria às crianças portadoras dessa síndrome, fiquei maravilhada com a oportunidade que estaríamos trazendo”, conta Rafaela. Para que o projeto seja posto em prática é preciso que os clubes entrem em parceria com a Federação e empresários apoiadores.

De início, a Federação levará Nora Goldfinger para Curitiba no dia 19 de junho, quando será ministrada uma palestra sobre o método e informações pertinentes. O evento será aberto a empresários interessados, golfistas e instituições que cuidem de crianças especiais. Ainda para que o intento seja realizado, será necessário o treinamento dos profissionais de golfe de cada clube, que acontecerá com a presença de Nora em Curitiba.

A semente foi plantada, em julho de 2007, quando Rafaela trouxe a Clínica de Golfe Americana que representa para o Brasil, através da instrutora peruana Gilda Hawie (Gary Gilchrist Golf Academy) nos campos do Graciosa e no Alphaville, em Curitiba. “Aproveitei o momento para fazer um primeiro contato das crianças no esporte. Inclusive, quando Vanina Goldfinger vier a Curitiba, já está marcado um jogo de 9 buracos”, conclui.

SERVIÇO: 

Palestra com Nora Goldfinger, idealizadora do projeto “Heme Aqui”
Dia: 19/06
Local: Auditório da Sede Social do Clube Curitibano
Av Presidente Getúlio Vargas, 2857 – Água Verde
Horário: 19h00
Mais informações, Federação Paranaense de Golfe- (41) 3366-9159

Apresentação da Metodologia com Nora Goldfinger
Dia: 20/06
Local: Universidade Positivo
Horário: 14h as 17h
Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300 Campo Comprido Curitiba-PR

Confederação afiliada

Comitê Olímpico do Brasil Internacional Golf Federation R&A Federacion Sudamericana de Golf Comitê Brasileiro de Clubes

Parceiros

Patrocinadores

Premiações

Mapa do Site