Foz do Iguaçu, no Paraná, é mais uma região a fazer parte do projeto Golfe para a Vida
Foz do Iguaçu, no Paraná, passa a integrar o projeto Golfe para a Vida da Confederação Brasileira de Golfe. O projeto, com o apoio da Federação Paranaense e Catarinense de Golfe, chegou à região em setembro de 2014, com aulas para 40 crianças em situação de vulnerabilidade social, oriundas de escolas municipais da região.
Esta inclusão social e educacional foi possível por meio de parcerias com o Iguassu Falls Golf Club, que cedeu suas instalações e infraestrutura, e com a Prefeitura do Município de Foz do Iguaçu, que fornece a logística e cadastramento dos interessados nas atividades extracurriculares.
Inicialmente, o projeto conta com 40 crianças que estão frequentando regularmente as aulas de golfe, em duas turmas de 20 alunos cada, de 1 hora e 30 minutos de duração, às terças e quintas-feiras, nos períodos da manhã e tarde.
As aulas de golfe vêm sendo ministradas pela professora de educação física e supervisora administrativa do golfe local, Samara Cabral, com a utilização do kit soft golf, além de outras atividades como vivência no campo, treinamentos no putting green e no driving range.
“Fiquei extremamente feliz por estar fazendo parte deste projeto, com um sentimento de dever cumprido após esta primeira etapa de implantação. As crianças que tiveram contato com o esporte foram todas vindas de comunidades humildes de baixa renda. Foi sublime poder dar a elas a oportunidade de inclusão em um mundo totalmente diferente do habitual. Temos tido como resposta a dedicação, a concentração, o interesse e a alegria de poderem fazer parte do grupo”, diz Samara Cabral.
Para 2015, está previsto um significativo aumento no número de crianças participantes interessadas. Por conta disso, o clube já conta com 2 kits soft golf para atender as novas demandas que surgirão, além do aumento no número de professores de golfe, proporcionais à quantidade de futuros inscritos junto à Prefeitura.
O programa, que conta com o patrocínio do HSBC por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, do Ministério do Esporte, e apoio técnico-financeiro do R&A, já foi desenvolvido em diversas cidades brasileiras, a exemplo de São Paulo, Curitiba, Porto Alegre, Brasília, Rio de Janeiro e Salvador, capacitando mais de 230 professores de educação física como introdutores do golfe, e beneficiando cerca de 50 mil crianças que tiveram o primeiro contato com o esporte.