EMBRATUR no Bureau Nacional de Golfe de Turismo
A primeira reunião do Bureau Nacional de Golfe de Turismo, marcada para o dia 15 de maio, às 16,00 horas na sede da Confederação Brasileira de Golfe (CBG), em São Paulo, (rua Paes de Araújo, 29, cjs. 42 e 43), teve dirigentes da CBG, empresários de hotéis e resorts, a importante participação de dois representantes da EMBRATUR – Empresa Brasileira de Turismo, Fábio Grossi de Andrade, diretor do Departamento de Projetos Especiais, e Marcos Niemayer, Coordenador Geral de Segmentação de Novos Produtos.
Nascido de uma idéia simples com o objetivo de promover conjuntamente o golfe e o turismo, a criação do Bureau, em 10 de abril de 2003, alcançou repercussão surpreendente no setor hoteleiro brasileiro, com a participação de empresários dos principais resorts e hotéis do país.
Em recente e-mail dirigido a Pedro Cominese, presidente da Confederação Brasileira de Golfe, Fábio Grossi (EMBRATUR), ressaltou: “… o Departamento de Projetos Especiais da EMBRATUR tem muito interesse no desenvolvimento desse projeto. Ficamos muito satisfeitos com a criação do Bureau e acreditamos ser este o caminho para o desenvolvimento do golfe como produto turístico”.
A divulgação da criação do produto Golfe de Turismo pela imprensa e em especial pelo jornal Brasilturis, em sua edição n. 503, da segunda quinzena de abril, contribuíram para o fortalecer o projeto junto a outros segmentos. A reunião teve a participação de empreendimentos hoteleiros, além da presença dos representantes da EMBRATUR e de diretores de companhias aéreas brasileiras, segundo Christiane Teixeira, vice-presidente de Desenvolvimento da CBG, e Ana Cecília Santoro Mazza, diretora de Turismo da entidade.
A pauta para a reunião do dia 15 foi assim definida:
1. Boas vindas e apresentação dos participantes
1.1. repercussão da primeira reunião e da criação do Bureau Nacional do Golfe de Turismo;
1.2. receptividade nos apoiadores e fomentadores de desenvolvimento do golfe de turismo: companhias aéreas, EMBRATUR
1.3. Projetos da CBG já em andamento e que contribuirão com o processo de turismo: Perfil 2003 – O Censo do Golfe Brasileiro; Parceria da CBG com revista de circulação nacional (ISTOÉ Dinheiro)
2. Aprovação do formato e sugestão de datas do circuito “Conheça o Brasil jogando Golfe”.
3. Fomento do turismo de golfe interno e externo
3.1. Palavra da EMBRATUR
3.2. Folder Institucional em português
3.3. Folder Institucional em inglês e espanhol
3.4. International Golf Travel Market – dez/03 – República Dominicana – participação do Bureau
3.5. Apoio das companhias aéreas
3.6. Busca de parceiros / patrocinadores (operadoras, locadoras de carro, empresas estaduais e municipais de turismo etc).
4. Apoio ao aperfeiçoamento das equipes de vendas, operacional e de atendimento dos empreendimentos. A CBG montará estrutura didática para este apoio.
5. Certificação dos Campos (opcional) – metodologia
6. Gestões – Envio de material sobre o golfe como preservação do meio ambiente, gerador de renda e de divisas para órgãos ambientais e governamentais.