Confederação Brasileira de Golfe

Em entrevista à CBGolfe, Gabi Arantes fala sobre a preparação dos golfistas para o retorno às competições depois da pandemia

24 de agosto de 2020

Com uma colaboração importante para o desenvolvimento do golfe no Brasil, a Tiro Certo, das irmãs gêmeas Dani e Gabi Arantes, teve de se adaptar ao cenário da pandemia de COVID-19 para manter a preparação física dos atletas durante o período de isolamento social. A academia, especializada na preparação física de golfistas, também participa da preparação de atletas da equipe de alto rendimento da CBGolfe.

Para Gabi Arantes, muitos jogadores passaram um bom tempo sem contato com o taco e com o campo, um grande desafio para a voltarem a pegar ritmo de jogo na retomada das competições. Ao site da CBGolfe, ela falou sobre as dificuldades e deu dicas preciosas para os praticantes de golfe que estão retomando as atividades, sempre respeitando as recomendações das autoridades de saúde para a prevenção contra o Coronavírus. Confira a entrevista:

O que a Tiro Certo programou para os atletas durante o período de pandemia?

Entramos em contato com todos os atletas de alto rendimento da CBGolfe para colocar em prática um plano de treinos por videochamadas, onde a gente demonstrava os exercícios e eles executavam à distância. Usamos também muitas planilhas online para que eles completassem o treinamento no horário mais adequado, sempre mantendo muito contato para nos adaptarmos à realidade de cada um.

Como estão planejando agora o retorno às competições?

O planejamento tem de ser muito individualizado, levando em conta os diferentes calendários daqui para frente e como cada um pôde trabalhar durante a parada. Alguns já voltaram a executar algumas atividades na Tiro Certo, respeitando todos os protocolos de distanciamento, e ainda seguimos com esse planejamento online para outros golfistas. Não sabemos ao certo todas as datas de retorno às competições, o que dificulta um planejamento mais padrão.

Quais dicas você pode dar para quem ficou em isolamento social durante longo período e quer recuperar o ritmo para jogar?

O mais importante é manter uma volta às atividades gradativa, não dá para recuperar todo o tempo perdido de uma vez só. Eu destacaria moderação, cautela e periodização. O risco de lesão é grande caso os devidos cuidados não sejam tomados, por isso é importante seguir à risca um plano de volta para o fortalecimento físico.

 

Confederação afiliada

Comitê Olímpico do Brasil Internacional Golf Federation R&A Federacion Sudamericana de Golf Comitê Brasileiro de Clubes

Parceiros

Patrocinadores

Premiações

Mapa do Site