Confederação Brasileira de Golfe

Curso de Regras do R&A é sucesso no Rio de Janeiro

30 de abril de 2016

Foi um sucesso o Curso Nível 3 de Administradores de Torneios e Escola de Árbitros do Royal & Ancient Golf Club of St. Andrews realizado esta semana pelo R&A e pela Confederação Brasileira de Golfe (CBG) no Rio de Janeiro, no Itanhangá Golf Club e no Campo Olímpico de Golfe.

Durante três dias, mais de 30 inscritos mergulharam na organização de grandes campeonatos, na preparação do campo e no complexo universo das regras de golfe . O curso foi composto por aulas teóricas, vídeos de infrações de Regras e do trabalho de árbitros em torneios, aulas práticas e um exigente exame de formação para árbitros.

Esse foi o mesmo curso que é realizado anualmente em St. Andrews, na Escócia, o berço do golfe, e foi voltado para árbitros, pessoas que estudam o assunto ou que estejam envolvidas na organização de campeonatos de diversos níveis, como capitães de clubes, starters e profissionais de golfe.

CONFIRA A GALERIA DE FOTOS

O curso foi ministrado por David Bonsall, presidente do Comitê de Regras do R&A, Neil McConachie, vice-presidente do Comitê, Kevin Barker, diretor do Working for Golf, e Shona McRae, diretora assistente de Regras do R&A. O curso, filmes e trabalhos práticos foram em inglês, com tradução simultânea.

Os temas abordados no curso foram variados. Foram exibidos casos para estudo em vídeo, foram discutidos comitês, condições de competição e regras locais, assim como preparação e marcação do campo para campeonatos. No Campo Olímpico de Golfe, foram feitas aulas práticas, em que diversas situações foram simuladas. Outros pontos abordados foram o Status de Golfista Amador, equipamentos, ritmo de jogo e suspensão de jogo e evacuação do campo, entre outros temas.

A manhã do segundo dia do evento foi reservada para o exame, que pôde ser completado em inglês ou português, e que tratou das Regras 1 a 34 e se baseou nos livros Regras de Golfe de janeiro de 2016 e Decisões sobre as Regras do Golfe 2016-2017, recentemente traduzido para o português pela CBG. O nível para aprovação é de 60%, sendo que obtendo um resultado superior a 80% qualifica para árbitro internacional

Na noite do mesmo dia, o R&A ofereceu uma recepção para todos os participantes e convidados no Itanhangá Golf Club.

“Foi um curso bastante abrangente e que trouxe ao Brasil os maiores especialistas no assunto. Foi uma excelente oportunidade para capacitar nossos árbitros e pessoas envolvidas em grandes campeonatos”, disse Nico Barcellos, diretor técnico da CBG, que acompanhou o curso, que já havia feito no ano passado.

“Ter a possibilidade e o prazer de aprender com as pessoas responsáveis mundialmente pela elaboração e atualização das Regras de Golfe e suas Decisões, bem como ter a oportunidade de discutir as futuras alterações das Regras para simplificá-las e modernizá-las é algo imperdível. É uma oportunidade que só temos de quatro em quatro anos no Brasil”, disse Carlos Gasparian, que ajudou a CBG a organizar o curso no Rio de Janeiro.

O evento teve o apoio do Comitê Olímpico do Brasil (COB), por meio da Lei Agnelo Piva, e teve também apoio do Comitê Organizador Rio 2016 para formação de árbitros para os Jogos Olímpicos.

Taça –  O time do R&A que esteve no Rio de Janeiro levou uma preciosidade na bagagem: a Claret Jug, o troféu de golfe mais conhecido e mais cobiçado do mundo, que desde 1872 premia os campeões do The Open, o aberto do Reino Unido.  Na segunda-feira que antecedeu o curso, a taça foi levada por Baker e Shona para o Japeri Golfe, campo do projeto social criado com o apoio do R&A.

Confederação afiliada

Comitê Olímpico do Brasil Internacional Golf Federation R&A Federacion Sudamericana de Golf Comitê Brasileiro de Clubes

Parceiros

Patrocinadores

Premiações

Mapa do Site