Costa-riquenho vence Latino-Americano; Herik é 13º
O jovem costa-riquenho Paul Chaplet, de apenas 16 anos, conquistou neste domingo o título da segunda edição do Latin America Amateur Championship (LAAC), principal campeonato de golfe amador do continente, disputado na República Dominicana.
O gaúcho Herik Machado, atual bicampeão brasileiro juvenil e campeão sul-americano juvenil, foi o golfista nacional melhor classificado, com 292 tacadas (parciais de 73/75/69/75), empatado em 13º.
Durante a rodada final, neste domingo, ele chegou a ficar empatado na terceira colocação, mas dois double bogeys (duas acima do par) seguidos nos dois buracos finais o fizeram cair na classificação final.
Chaplet somou 285 para ser o campeão e conquistar uma vaga no Masters, o primeiro torneio do Grand Slam de golfe mundial do ano, em abril.
O carioca Daniel Ishii terminou o torneio empatado em 30º, com 298 tacadas. Marcos Negrini (41º) e Rohan Boettcher (49º) também disputaram as finais.
O torneio valeu pontos para o ranking mundial. Além de uma vaga no Masters ao campeão, desde que ele mantenha seu status de amador até lá, a vitória deu a Chaplet vaga para o British Amateur e para o US Amateur, dois dos principais torneios amadores do mundo.
Chaplet e o vice-campeão, o venezuelano Jorge Garcia, ganham o direito de disputar as seletivas finais do US Open e do British Open, que, junto com o Masters, são alguns dos mais importantes torneios do golfe profissional mundial.
O evento foi organizado pelo Masters, R&A (que rege o golfe no mundo todo, com exceção dos EUA e México) e United States Golf Association (que rege o golfe nos EUA e México).
O chefe da equipe brasileira foi Nico Barcellos, diretor técnico da CBG, e o chefe da delegação foi Paulo Cezar Pacheco, presidente da entidade. Os atletas brasileiros viajaram com apoio da CBG e do Comitê Olímpico do Brasil (COB), através de recursos da Lei Agnelo Piva.
O LAAC aconteceu no Teeth of the Dog, campo desenhado pelo lendário Pete Dye em La Romana, na República Dominicana.