Começa amanhã a disputa pelo título brasileiro
Começa nesta quinta-feira (25/07) a corrida pelo título brasileiro de golfe com a disputa do 72o Campeonato Amador de Golfe do Brasil – Taça Banco Alfa, torneio que reúne até domingo (28/07) os melhores jogadores do país no Gávea Golf & Country Club, no Rio de Janeiro. A competição contará pontos para os rankings nacionais masculino e feminino da Confederação Brasileira de Golfe e é uma das mais importantes do calendário nacional.
No ano passado, a competição aconteceu no São Fernando Golf Club, em Cotia, e os campeões foram a paulista Victória Meyer, hoje 4a colocada no ranking nacional, e o gaúcho Fernando Mechereffe (foto), que estarão no Rio defendendo o título. Entre os outros destaques que tentarão o título são os cariocas Philippe Gasnier (no. 1 no ranking nacional), Melinda Pellegrino (n. 7) e Mariana De Biase (n. 5), os paulistas Roberto Gomez (n. 3) e Maria Priscila Iida (n. 1), os paranaenses Ivo Leão (n. 4), Patrícia Carvalho (n. 2) e Tatiana Guimarães (n. 5), e os gaúchos Octávio Villar (n. 2) e Cristina Baldi (n. 3).
O torneio será disputado na modalidade stroke-play, em 72 buracos, e reunirá 111 jogadores, sendo 90 homens e 21 mulheres.
Quinta e sexta-feira o torneio começa às 7,20 horas. A comissão do campeonato se reserva o direito de fazer corte após 54 buracos, se necessário, onde permanecerão os 60 melhores e empatados scores masculinos e os 15 melhores e empatados scores femininos. Em caso de empate, na categoria Scratch haverá playoff – sudden death no buraco 18 (quantas vezes necessárias); nas demais colocações será considerado o melhor score dos últimos 36, 18, 9, 6, 3 e 1 buracos. Se persistir o empate, reserva-se o direito à Comissão de Árbitros decidir.
A entrega de prêmios será realizada domingo, logo após o término dos jogos. Os campeões brasileiros recebem a Taça de Posse Transitória por um ano.