Christian Kallberg lidera primeiro dia do Master de Golfe
O paulista Christian Kallberg, atual campeão sul-americano pré-juvenil por equipe, obteve o melhor resultado no primeiro dia do Master Credicard One Golf Tour Jr., no São Fernando Golf Club, em Cotia, São Paulo. Christian, 15 anos, completou os 18 buracos do dia com 72 tacadas – uma acima do par do campo. O favorito Juan Miguel Cavalieri, 16, atual líder do ranking do circuito Credicard, ficou em quarto lugar, com seis tacadas acima do par. A competição termina neste sábado. Como prêmio, vencedor de cada categoria levará uma passagem para os Estados Unidos.
No feminino, com a desistência de Patrícia Carvalho, que disputará a Copa Los Andes, a partir de domingo, no Rio de Janeiro, a paranaense Tatiana Guimarães, segunda colocada no ranking, passou a ser a favorita. Nesta sexta-feira, porém, ela ficou empatada em segundo com sua conterrânea Vanessa Fuganti. Ambas fizeram 90 tacadas. Vitória Alimonda, de São Paulo, ficou em primeiro, com 84 tacadas.
Christian Kallberg sonha ser profissional
Filho de suecos, mas nascido em São Paulo, Christian Kallberg já viveu em Portugal, Malásia e na própria Suécia. Ao Brasil está de volta há pouco mais de um ano. Depois de vencer por equipe o Sul-americano de Guayaquil, no Equador, no início de novembro, e terminar a competição em terceiro lugar na categoria geral – melhor colocação brasileira individual –, ele já se prepara para se tornar um jogador profissional. Este ano, decidiu trocar o colégio por um esquema de estudo em casa. “Assim sobra mais tempo para eu treinar e disputar os torneios”, diz. Em 2003, Christian pretende participar de algumas competições nos Estados Unidos, para ganhar experiência.
Ter representado o Brasil no Sul-americano fez o coração desse sueco-brasileiro bater mais forte. “Foi muito especial. Agora me sinto mais brasileiro”, revela. Christian é um poliglota. Fala fluentemente português, inglês e, claro, sueco. Ainda compreende francês e espanhol. Embora goste de viajar, lamenta as constantes mudanças de país devido ao trabalho do pai – presidente da Ericsson no Brasil. “É muito chato porque tenho de deixar os amigos para trás e me adaptar a uma nova cultura de tempos em tempos.” Christian começou a jogar golfe aos 10 anos, quando vivia em Portugal.
O Credicard One Golf Tour Jr. é uma realização da Try Sports, com patrocínio da Credicard One, apoio da Blue Life, Tam, Tam Viagens, Mega Banho Corona e Club Car, e supervisão da Confederação Brasileira de Golfe.
Divulgação: Valéria Corbucci