CBG capacita árbitro brasileiro na Escócia
A Confederação Brasileira de Golfe, com apoio do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), via lei Agnelo Piva, enviou o diretor técnico da entidade, Nico Barcellos, para o TARS 2015 – Tournament Adminstrators and Referees School, evento organizado pelo R&A, entidade que rege o golfe no mundo.
O evento, que aconteceu no Fairmont Hotel, em St. Andrews, na Escócia, contou com a participação de 95 árbitros de golfe de 54 países. Foi o maior curso já realizado pelo R&A até hoje.
“Esta foi a quarta vez que participo do evento e com certeza este foi o mais completo e mais difícil. Abordamos não só as regras e decisões, mas também toda parte de administração de torneios como suspensão de jogo/plano de evacuação, jogo lento, instruções para starters e recebimento de cartões, marcação de campo/course set up, Estatuto do Amador e equipamentos legais”, relata Barcellos.
Um dos pontos altos do evento foi a palestra do árbitro do European Tour Andy McFee, que relatou fatos que ocorreram durante seus 30 anos de trabalho.
O jantar de encerramento ocorreu no The Royal and Ancient Clubhouse, sede de um dos mais importantes clubes de golfe do mundo, com a participação de Peter Dawson, Chefe Executivo do R&A.
“A participação de nosso diretor técnico num evento desse porte é parte importante do trabalho de profissionalização e capacitação da equipe da Confederação Brasileira de Golfe. O conhecimento gerado pelo evento tanto em termos de arbitragem quanto em termos de gestão técnica de campeonatos será disseminado pelo Nico Barcellos entre os demais árbitros brasileiros. O legado será significativo”, diz Marcio Galvão, diretor executivo da entidade.