CBG anuncia time para a Copa Los Andes
A Confederação Brasileira de Golfe (CBG) anunciou nesta quinta-feira, dia 1º de outubro, a lista oficial dos golfistas convocados para disputar o 64º Sul-Americano de Golfe – Copa Los Andes, que acontecerá de 23 a 29 de novembro no Yatch y Golf Club Paraguayo, localizado em Lambaré, no Paraguai. Trata-se de uma das mais importantes e tradicionais competições de golfe amador do continente. O time brasileiro contará com recursos da Lei de Incentivo ao Esporte (lei nº 11.438), do Ministério dos Esportes, para paricipar do torneio.
A equipe masculina será formada pelo carioca Felipe Navarro (primeiro colocado no ranking nacional masculino), pelos paranaenses Daniel Stapff (atual campeão brasileiro) e Ivo Leão (terceiro colocado no ranking nacional masculino) e pelos paulistas Guilherme Oda (segundo colocado no ranking nacional masculino) e Rafael Becker (atual bicampeão brasileiro juvenil). O capitão do time será o gaúcho Octavio Villar.
Já a equipe feminina será composta pelas paulistas Cecília Kleinert (que atualmente joga na NCCA, uma das principais ligas universitárias de golfe dos EUA), Nathalie Silva (primeira colocada no ranking nacional feminino, na foto abaixo) e Livia Amado (que atualmente joga nos EUA), pela catarinense Geandra Zimmer (quarta colocada no ranking nacional feminino) e pela carioca Clara Teixeira (primeira colocada no ranking nacional juvenil feminino). A capitã do time será a paulista Lucia Guilger.
“É um dos times brasileiros mais fortes dos últimos tempos”, analisa Vicky Whyte, vice-presidente técnica da CBG, e que acompanhará o grupo como delegada da equipe. John Byers, diretor de regras da CBG, também irá junto com a delegação como árbitro convidado pela Federação Sul-Americana de Golfe.
Inaugurado em 1981, o campo do Yatch y Golf Club Paraguayo já foi sede de grandes torneios internacionais, como duas edições da própria Copa Los Andes (em 1989 e 1999) e cinco edições do Tour de Las Américas, na década de 90.
CLIQUE AQUI PARA MAIS INFORMAÇÕES
O 64º Sul-Americano de Golfe – Copa Los Andes conta com o patrocínio e apoio do R&A, Federação Sul-Americana de Golfe, Associação Paraguaia de Golfe, Yatch y Golf Club Paraguayo, Asismed, Universidad del Pacífico, Portal tododeportespy.com e Claro.
História – No ano passado, quando a Copa Los Andes foi disputada no Uruguai, o Brasil terminou a competição em quinto lugar no masculino e sexto no feminino.
Na ocasião, o time dos homens era formado por Felipe Lessa, Daniel Stapff, Roberto Gomez, Rafael Becker e Felipe Navarro, com Octávio Villar como capitão. Entre as damas, a equipe feminina foi composta por por Karina Palmberg, Nathalie Silva, Ana Maria Guimarães, Isadora Stapff e Petra Bogoslavsky. A capitã do time foi Lucia Guilger
Já em 2007 o Brasil terminou na quinta colocação entre os homens e na sétima posição entre as mulheres.
A competição – O torneio existe desde 1944, quando começou apenas como um embate entre chilenos e argentinos. Em 1950, o Brasil passou também a participar do campeonato. Atualmente, a Copa Los Andes conta com a participação de nove países da América do Sul – o último colocado de cada ano deixa de disputar o evento no ano seguinte.
Cada uma das nações sedia o campeonato a cada dez anos. A última vez que o Brasil sediou a competição foi em 2002, quando a delegação brasileira venceu nas duas categorias no Gavea Golf & Country Club, no Rio de Janeiro. Foi também a última vitória brasileira. No total, o time masculino brasileiro já campeão sete vezes; o feminino, dez vezes.
Formato – A Copa Los Andes é uma disputa de match play de 36 buracos diários. Cada equipe enfrenta diariamente dois países, com duas partidas de duplas pela manhã e quatro individuais à tarde. Cada partida distribui 2 pontos ao ganhador, 1 ponto em caso de empate e nenhum em caso de derrota – esses são os chamados “pontos pequenos”. A cada dia, portanto, estão em jogo 12 pontos pequenos. A equipe que soma pelo menos 7 pontos pequenos no dia ganha 2 pontos grande; quem faz 6 pontos pequenos na rodada (ou seja, quem empata) ganha apenas 1 ponto grande; quem perde não ganha nenhum ponto grande.