Confederação Brasileira de Golfe

Carlos Franco vence o IILG/Vivo Pga Championship

06 de dezembro de 2004

Não houve surpresa. O paraguaio Carlos Franco, o melhor golfista profissional da América do Sul, confirmou seu favoritismo e venceu domingo (05/11) o II LG/Vivo PGA Championship, uma das principais competições do país e que fechou a temporada 2004. Franco, quatro vezes campeão do PGA Tour dos Estados Unidos e duas vezes do Aberto do Brasil, fez 64 na rodada final e completou os quatro dias de disputa no Arujá Golf Club com 270 tacadas, 18 abaixo do par do campo. A segunda colocação ficou com o carioca Philippe Gasnier, com 282 (-6), enquanto o paulista Fabiano dos Santos foi o terceiro, com 283 (-5). O gaúcho Rafael Barcellos terminou em sexto lugar, com 287 (-1), garantindo o primeiro lugar no ranking profissional de 2004.

Uma aula e golfe. Assim pode ser definida a participação de Carlos Franco no II LG/Vivo PGA Championship. Depois de um começo irregular, em razão cansaço pelas seguidas viagens, ele assumiu a liderança no sábado e confirmou sua categoria ao vencer o torneio com grande vantagem para os demais participantes. Mais do que isso, fez neste domingo a melhor volta da competição. A excelência do golfista foi correspondida pelo público, que compareceu em bom número ao Arujá Golf Club para ver um dos melhor do mundo na modalidade.

“Acho que joguei bem. Sofri um pouco no começo com os greens, pois joguei no Japão e EUA em campos muito rápidos e aqui a grama estava mais alta. Mas a adaptação não demorou e consegui chegar ao título”, afirmtou o jogador, destaque de uma família de vários golfistas, como seu irmão Ramon, vencedor do torneio no ano passado. “O evento foi muito bom e gostei do nível técnico dos participantes”, completou o campeão, que levou para casa R$ 57 mil e agora faz uma apresentação no Peru e depois reinaugura seu campo em Assunção.

Na briga entre brasileiros, o torneio confirmou o bom ano do gaúcho Rafael Barcellos. Ele, que iniciou como líder do ranking, manteve essa condição com o sexto lugar na classificação geral. “Estou muito feliz, pois fecho com chave de ouro esta temporada. Aliás, é a segunda que continuo jogando bem, sendo que no ano passado fui o profissional com melhores resultados. Agora, espero encontrar um bom patrocínio para continuar jogando bem, pois acho que já mostrei que posso vencer”, destacou.

Philippe Gasnier foi outro destaque do evento. Ele veio de um título no Aberto do Brasil, na semana passada, e fechou o torneio como vice-campeão perdendo apenas para Carlos Franco, além da segunda posição no ranking do ano. Fabiano dos Santos, terceiro colocado, também fez bonito, recuperando-se de um começo irregular para terminar na terceira posição.

Para o presidente da Associação Brasileira de Golfistas Profissionais (ABPG), Antônio Nascimento, o saldo da competição foi altamente positivo. “Foi um ótimo torneio, apesar da chuva. A presença de Carlos Franco foi importante para sucesso do evento, mas a performance dos brasileiros também merece destaque. Fechamos o ano com um grande torneio, graças ao apoio da LG e da Vivo”, afirmou.

A classificação final da competição ficou assim: 1º Carlos Franco (PAR), 270 tacadas; 2º Philippe Gasnier (BRA), 282; 3º Fabiano dos Santos (BRA), 283; 40 Rafael Romero (COL), 283; 5º Rafael Gonzalez (BRA), 286; 6º Rafael Barcellos (BRA), 287; 7º Raul Fretes (PAR), 287; 8º Ronaldo Francisco (BRA), 287; 9º Ramon Franco (PAR), 288; 10º Caim Vanderlei (BRA), 288; 11º Acácio Jorge Pedro (BRA), 290; 12º Ricardo Góes (BRA), 291; 13º Haroldo Paik (BRA), 292; 14º Priscilo Diniz (BRA), 293; 15º Carlos Ferreira (BRA), 293; 16º Carlos Dluhosch (BRA), 293; 17º Erik Andersson (BRA), 294; 18º João Corteiz (BRA), 295; 19º Omar Peralta (COL), 295; 20º Ruberlei Felizardo (BRA), 295; 21º José Aderbal (BRA), 295; 22º Alexssandro Leite (BRA), 295; 23º Jesus Omar (COL), 296; 24º Cláudio Oliveira (BRA), 296; 25º Luiz Martins (BRA), 296; 26º Rodrigo Diniz (BRA), 298; 27º Ricardo Iversson (BRA), 301; 28º Ismar Brasil (BRA), 303; 29º Wellington da Silva (BRA), 304; 30º Eduardo Vasconcellos (BRA), 304.

O II LG/Vivo PGA Championship foi uma realização da ABPG/PGA Brasil, com patrocínio de LG Eletronics e Vivo. O apoio foi da Confederação Brasileira de Golfe, Federação Paulista de Golfe e Arujá Golf Clube. A organização foi da Golf & Cia.

Divulgação: MBraga Comunicação

Confederação afiliada

Comitê Olímpico do Brasil Internacional Golf Federation R&A Federacion Sudamericana de Golf Comitê Brasileiro de Clubes

Parceiros

Patrocinadores

Premiações

Mapa do Site