Confederação Brasileira de Golfe

Brasil termina em 6º na BMW 2008

10 de dezembro de 2008

O Brasil terminou em sexto lugar no torneio por equipes na final mundial da BMW Golf Cup International 2008, disputada no tradicional Jockey Club, em Buenos Aires, na Argentina. A equipe brasileira era formada por Monika Voswinckel, do Graciosa Country Club (PR), Danilo Ghezzi, do São Fernando Golf Club (SP), e Adauto Kyota, selecionado na etapa do Ipê Golf Club, de Ribeirão Preto (SP).

O país campeão foi o México. Participaram do evento 141 jogadores de 49 países, que se classificara em mais de mil torneios disputados no mundo todo, com a participação de mais de 100 mil jogadores, transformando o evento no maior circuito de golfe amador do mundo. No Brasil, foram disputadas quatro etapas classificatórias (Ribeirão Preto, São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba) e uma final nacional, no Terravista Golf Course, em Trancoso, no sul da Bahia.

Os representantes brasileiros também tiveram bons resultados nas categorias individuais da final mundial: Monika terminou em 4º lugar na categoria feminina, com 104 pontos. A campeã foi Florence Luron, das Ilhas Maurício, com 111. A modalidade disputada foi a stableford, na qual vence quem faz a maior pontuação, que é obtida de acordo com a performance em cada buraco. Danilo Ghezzi terminou empatado na 5ª colocação na categoria B, com um total de 104 pontos. O campeão foi Alain Desmurger, da França, com 112 pontos. O campeão da categoria A foi Eduardo Izbaile, do México, com 111 pontos. O brasileiro Adauto Kyota fez 77 pontos.

Um dos pontos altos da final, que foi disputada pela primeira vez num país da América do Sul, foi uma clínica de golfe ministrada pelo golfista profissional argentino Andrés Romero, que atualmente ocupa a 32ª posição no ranking mundial de golfe, e pelo veterano Eduardo Romero, que já ocupou a 20ª posição do ranking. "O golfe amador é muito importante para o desenvolvimento do esporte. Não haveria profissionais se não houvesse amadores. Eles, juntamente com os patrocinadores, é que dão o suporte ao esporte. A BMW é uma das maiores parceiras do golfe no mundo, incluindo o cenário amador. Por essa razão, é muito importante para os entusiastas do esporte na Argentina que um evento como esse tenha acontecido em nosso país", disse Romero.

Além de disputar a final do torneio, os finalistas dos 49 países participantes puderam fazer um passeio pelo Rio Paraná em barcos de madeira, assistiram a um show de tango, tiveram a experiência de pilotar os mais recentes modelos da BMW, como a BMW 320si, e participaram de um jantar de gala, onde ocorreu a premiação da competição.

"Buenos Aires é uma cidade fascinante. Os argentinos foram grandes anfitriões. Pudemos oferecer aos finalistas uma experiência única num ambiente sofisticado e numa atmosfera relaxada", disse Magnus Wiese, diretor da BMW Golfsport Marketing.

Patrocinaram as etapas brasileiras da BMW Golf Cup a BMW, BMW Serviços Financeiros, Club Med, Terravista Golf Course, Banco Real Private Banking, BEM, Chubb Seguros, Dior, Faber-Castell, Fast Shop, Michelin, MicroStrategy, Pado, Petrobrás, Puma, Spa Hara, Sony Ericsson, TAM Viagens, Vivo e YKP. As etapas brasileiras foram organizadas pela Golfe & Cia (www.golfecia.com.br).

Confederação afiliada

Comitê Olímpico do Brasil Internacional Golf Federation R&A Federacion Sudamericana de Golf Comitê Brasileiro de Clubes

Parceiros

Patrocinadores

Premiações

Mapa do Site