Brasil terá 8 jogadores na Faldo Series Grand Final
O Brasil terá oito representantes na Faldo Series Grand Final, final do principal circuito mundial de golfe para atletas até 21 anos, que começa nesta quarta-feira, no Itanhangá Golf Club, com apoio da Confederação Brasileira de Golfe.
Agora, além de Pedro Costa Lima, Arthur Lang e Clara Teixeira, que haviam garantido suas vagas na Seletiva Sul-Americana, o país será representado ainda por Bernardo Willemsens, Daniel Ishii e Leonardo Kitahara, ganhadores de Abertos realizados no estado, Felipe Navarro, carioca mais bem colocado no ranking nacional, e Vitória Teixeira, segunda colocada na etapa sul-americana da Faldo Series em sua categoria e irmã de Clara. Serão ao todo 70 atletas disputando o cobiçado título geral, que dá direito a participar de uma etapa do European Tour, tanto no masculino quanto no feminino.
“Um dos objetivos do Faldo Series é fortalecer o golfe local, e por isso, conversando com a Federação do Rio de Janeiro, resolvemos abrir estas vagas”, explicou Michael Nagy, diretor da Golf Corporate Brasil, organizadora do evento.
“O critério foi definido pelo presidente João Francisco Oliveira Neto. Ficou decidido que os vencedores de Abertos realizados no Estado seriam convidados. Para a vaga feminina, a escolhida foi a segunda colocada na seletiva Sul-Americana”, explicou Henrique Kitahara, diretor de golfe juvenil da Federação de Golfe do Rio de Janeiro.
Quem comemorou esta decisão foi Clara Teixeira. A jovem, que havia vencido a irmã na disputa do Faldo Series, vai ter Vitória mais uma vez como adversária. Para ela, isso vai ser uma motivação a mais. “Sempre tem uma rivalidade… Mas é bom porque eu já sei o que ela vai errar e ela também já sabe o que eu vou errar. Nós já treinamos juntas faz um bom tempo e, mesmo competindo na mesma categoria, uma incentiva a outra. Com certeza, se ela vencer, eu vou comemorar”, comentou Clara, bicampeã brasileira pré-juvenil em 2006 e 2007.
“Eu fiquei surpresa e feliz com o convite. Achei legal terem depositado essa confiança em mim para disputar um torneio tão importante”, comemorou Vitória, a irmã mais nova, de apenas 14 anos.
A oportunidade de competir num evento como o Faldo Series e participar de clínicas com o próprio Nick Faldo, ganhador de seis majors (os torneios que compõe o Grand Slam do golfe mundial) e um dos maiores golfistas de todos os tempos, foi comemorada pelos jovens golfistas da Cidade Maravilhosa.
“Foi muito legal receber o convite porque eu não esperava. É uma ótima oportunidade de adquirir experiência jogando contra grandes nomes do golfe mundial”, disse Daniel Ishii, de 16 anos.
“Não imaginava ter a oportunidade de jogar um torneio desse tamanho. Fiquei muito feliz por poder participar da Faldo Series Grand Final. Com certeza é um incentivo para continuar praticando o esporte”, disse Leonardo Kitahara, de 14 anos.
Os golfistas que participam da Faldo Series Grand Final foram selecionados em mais de 30 etapas do Faldo Series realizadas no Reino Unido, Ásia, Europa e América do Sul. Os campeões gerais no masculino e no feminino ganharão o direito de disputar, como amadores, uma etapa do European PGA Tour em 2010. A Faldo Series Grand Final é a única competição no mundo que oferece esta oportunidade como prêmio para atletas juvenis. Os vencedores de cada categoria serão convidados a participar do Faldo Series Asian Grand Final, no Mission Hills, na China em Março. As disputas acontecerão nas categorias até 16 anos, até 18 anos e até 21 no masculino. No feminino, as meninas competem em duas categorias: até 16 e até 21 anos.
“Eu tenho treinado muito, só tenho feito isso ultimamente. Me mudei para a Argentina para poder competir com o melhores atletas da América do Sul e aumentar meu nível de jogo. Quero muito ganhar esse torneio e por isso estou encarando até o treinamento como competição. Pra mim a Faldo Series Grand Final já começou. A preparação mental é uma parte importante para se chegar longe no campeonato”, comentou o gaúcho Arthur Lang, de 18 anos, atual campeão do aberto de Brasília e quarto lugar no aberto de Montevidéu.
A Faldo Series Grand Final vai até o dia 30/11 no Itanhangá Golf Clube, na Barra da Tijuca. Nesta terça-feira acontece mais uma sessão de treinos e a partir de quarta-feira começam as clínicas com Nick Faldo e a competição propriamente dita.
Realizado pela Golf Corporate Brasil, a Faldo Series Grand Final tem o apoio do Ministério do Turismo, da Embratur, Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer do Rio de Janeiro, da Green Leaf, da Confederação Brasileira de Golfe e da Federação de Golfe do Estado do Rio de Janeiro.