Brasil tem duas jogadoras no ranking olímpico e luta por segunda vaga no masculino
Pela primeira vez, duas golfistas brasileiras aparecem esta semana no ranking olímpico de golfe, que lista as 60 competidoras na zona de classificação para os Jogos Olímpicos Rio 2016. Se a disputa fosse hoje, estariam classificadas a paranaense Miriam Nagl, em 58º lugar, e a paulista Victoria Lovelady, em 60º lugar. Como ambas aparecem na lista por méritos próprios, a vaga reservada ao país sede não está sendo utilizada no momento.
Se classificam para a disputa 60 golfistas, de acordo com o ranking mundial profissional. Cada país pode ter até duas representantes. A única exceção é caso as competidoras estejam no top 15 do ranking mundial, quando aí é possível ter até quatro classificadas. No momento, apenas a Coréia do Sul teria quatro representantes.
Miriam e Victoria disputam atualmente o Ladies European Tour, o circuito profissional feminino europeu. Ambas têm jogado com apoio da Confederação Brasileira de Golfe (CBG) e do Comitê Olímpico do Brasil (COB).
Masculino – No masculino, apenas o gaúcho Adilson da Silva aparece na zona de classificação para os Jogos, em 58º lugar. Esta semana, ele disputa o Panasonic Open Golf Championship, etapa dos circuitos asiático e japonês, com US$ 1,3 milhão em prêmios e pontos para os rankings mundial e olímpico. Ele terá nesse torneio apoio da CBG e do COB.
Lucas Lee e Alexandre Rocha lutam para obter uma segunda vaga para o Brasil. Lee joga esta semana no Texas Open, etapa do PGA Tour americano que acontece nos EUA, e Rocha disputa o Mexico Championship, etapa do Web.com Tour, o circuito de acesso ao PGA Tour, que ocorre no México.
Dois outros brasileiros disputam torneios internacionais esta semana: Rodrigo Lee e Daniel Stapff jogam o Guatemala Open, etapa do PGA Tour Latinoamérica.