Brasil se prepara para a disputa do Pan Toronto 2015
O time brasileiro que disputará a partir desta quinta-feira a primeira disputa de golfe numa edição dos Jogos Panamericanos, em Toronto, no Canadá, já está se preparando para a estreia.
Os atletas Andre Tourinho, Luiza Altmann e Clara Teixeira e o diretor técnico da CBG, Nico Barcellos, e o preparador físico Paulo Mazzeu já estão hospedados na Vila Olímpica. O gaúcho Adilson da Silva, quarto integrante do time, chega ao Canadá nesta segunda-feira para se juntar à equipe.
Na sexta-feira, Luiza Altmann participou da cerimônia de abertura do Pan Toronto 2015 junto com o Time Brasil. A participação da atleta foi possível graças a uma solicitação da Confederação Brasileira de Golfe ao COB, que viabilizou a inclusão de um golfista entre os representantes brasileiros na cerimônia.
Nesta segunda, Tourinho, Luiza e Clara puderam bater bola. Os treinos oficiais no campo só iniciam nesta terça-feira. Os atletas também deram sequência a treinamos físicos com o preparador Mazzeu, que já havia estado com os três durante a disputa do Amador do Brasil, em Porto Alegre, há duas semanas.
Participarão da disputa do golfe no Pan de Toronto 32 atletas no masculino e 32 no feminino. Estarão em disputa medalhas individuais e também por duplas mistas. O torneio de 72 buracos, sendo 18 por dia, acontecerá de 16 a 19 de julho no Angus Glen Golf Club.
“Temos um time bastante forte e competitivo, que está muito animado para representar o Brasil na estreia do golfe nos Jogos Pan-Americanos”, diz Paulo Cezar Pacheco, presidente da Confederação Brasileira de Golfe.
Adilson Silva, 43 anos, único golfista profissional da delegação, estaria classificado para a Rio 2016 se os jogos fossem hoje. Atualmente, ele vive na África do Sul e disputa torneios do Sunshine Tour (circuito profissional sul-africano), do Asian Tour (circuito asiático) e European Tour (circuito europeu).
Tourinho, de 25 anos, é outro destaque da delegação: foi semana retrasada tricampeão brasileiro e, neste ano, foi bronze no Latino-americano Amador e prata no Sul-Americano Amador. É o golfista brasileiro melhor posicionado no ranking amador mundial na história, sendo o primeiro a ter chegado entre os 50 melhores do mundo – na semana passada, chegou à inédita 45ª colocação. Ele faz parte da equipe de golfe da Marinha.
Luiza Altmann, de 17 anos, atual campeã brasileira, vive e treina nos EUA e é uma das grandes revelações do golfe nacional. Clara Teixeira, de 21 anos, foi campeã brasileira amadora em 2014 e também já viveu e treinou nos EUA. Faz parte do time de golfe da Força Aérea Brasileira.