Brasil recebe Campeonato Sul-Americano Pré-Juvenil de Golfe
O campo do Alphaville Graciosa Clube, inaugurado em 2001 com desenho do norte-americano Dan Blankenship, receberá de 06 a 12 de outubro sessenta jogadores pré-juvenis de dez países: Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.
O evento é aberto a todos os países filiados à Federación Sudamericana de Golf. São equipes masculinas e femininas, de três jogadores cada, que ainda não tenham completado 15 anos. São quatro dias de disputa (72 buracos) na modalidade stroke-play, elegendo os dois melhores resultados de cada equipe a cada volta jogada.
A equipe masculina brasileira é composta por Thales Nunes da Cruz e Daniel Celestino, ambos do Paraná; e Rohan Boettcher, do Rio Grande do Sul. A feminina tem Giovanna Hirata Yabiku e Lauren Nunes Grinberg, as duas de São Paulo; e Laura Helena Caetano, do Distrito Federal. O critério de seleção foi o Ranking Nacional, levando-se em conta os três primeiros colocados da Categoria “C”.
O delegado da equipe é Arata Hara, que também é vice-presidente institucional da CBG. Os capitães são Diego Veiga e Luciana Fuchs. Durante as voltas de treinos, além de Veiga e Luciana, os jogadores e jogadoras contarão com o acompanhamento do coach e gerente técnico da CBG, Nico Barcellos, o qual também acompanhará os atletas brasileiros durante as competições.
A origem desse evento, um dos mais importantes do calendário amador sul-americano, está no campeonato juvenil que a Federación realiza desde 1968, para incentivar seus jovens. Porém, passaram-se duas décadas até que este torneio ganhasse, em 1987, uma versão muito mais ampla. A primeira edição do Campeonato foi disputada no Club El Cerro, em Montevideo. Nessa ocasião, o Brasil participou apenas com a equipe masculina, que foi composta por Guilherme Costa, Guilherme Antunes e Newton Ota, ficando em oitavo lugar, sendo que a equipe vitoriosa foi a da Colombia. Na edição do ano passado, disputada no Club de Campo Granadilla, no Chile, o Brasil ficou na quarta colocação, cabendo à Argentina o primeiro lugar. Em toda a história do Campeonato, o Brasil foi campeão por equipes na divisão masculina quatro vezes: em 1991, 2002. 2003 e 2004.