Confederação Brasileira de Golfe

Brasil pronto para o Sul-Americano Pré-Juvenil

30 de agosto de 2005

As seleções masculina e feminina do Brasil entram em campo nesta quarta-feira (dia 31) para a rodada de abertura do 19o. Campeonato Sul-Americano na Colômbia. A competição anual acontece no Club Payandé (foto), em Villeta, próximo à capital Bogotá, e reúne os melhores jogadores do continente com até 15 anos.

No final desta tarde, os membros das delegações desfilam em traje de gala para a cerimônia de abertura do evento. Há hasteamento das bandeiras e discursos de autoridades.

Ontem, os golfistas tiveram o primeiro contato com o campo de 6.574 jardas para homens e 5.794 para mulhers (par 72). Hoje o treino se repete até as 17h30 (hora local).

Em quatro dias, os 60 representantes (30 damas e 30 cavalheiros) dos 10 países participantes jogarão em grupos de três atletas no sistema stroke play em 72 buracos. Diariamente, os dois melhores resultados de cada equipe são somados e no final vence aquela que terminar com menor número de tacadas.

Representam o Brasil os jogadores Daniel Stapff, Luis Gama e André Tourinho – capitaneados por Paulo Willemsens Neto -, e Karina Palmberg, Daniela Murray e Larissa Rocha Pombo – capitaneadas por Cida Palmberg, diretora juvenil da CBG. A delegação ainda conta com o psicólogo esportivo Esmerino Rodrigues (legenda da foto no final da matéria).

O presidente da CBG, Álvaro Almeida, desejou boa sorte aos golfistas brasileiros. “A experiência de representar o Brasil em uma competição internacional é única e será de grande importância para o futuro de nossos seis jovens atletas. Desejo grande sorte a toda delegação brasileira na Colômbia”, diz Álvaro Almeida.

É a segunda vez que a Colômbia sedia o torneio, realizado em sistema de rodízio. Na primeira, em 1995, os “donos da casa” venceram tanto no masculino como no feminino. Os colombianos são os maiores campeões da competição com 19 títulos (10 no feminino e nove no masculino).

Este ano, os garotos brasileiros e as meninas peruanas defendem o troféu ganho em 2004, no São Fernando Golf Club, em Cotia (SP). Máximo Kopp, Eduardo Kim e Rafael Becker conquistaram o tetracampeonato para o Brasil. As outras vitórias foram nas edições de 1991 (Assunção, Paraguai), 2002 (Guayaquil, Equador), e 2003 (Viña Del Mar, Chile). A equipe feminina do Brasil busca o título inédito do campeonato.

Club Payandé

A sede do 19o. Campeonato Sul-Americano fica localizada nas cercanias da cidade de Villeta, em Cundinamarca, a 75 km da capital Bogotá e a 800 metros do nível do mar. Foi fundado em 1997 e é um dos mais recentes campos filiados à Federação Colombiana de Golfe.

O Club Payandé está encravado entre enormes montanhas e às margens do rio Tobia. Uma linha de trem atravessa o campo cujo desenho é do arquiteto e paisagista norte-americano Scott Miller. Ida e volta possuem par 36. O clima da região oscila entre 22 e 28 graus.

Veja abaixo o quadro de seleções campeãs femininas (F) e masculinas (M) do Sul-Americano Pré-Juvenil:

2004 Peru (F) Brasil (M) – São Paulo (Brasil)
2003 Argentina (F) Brasil (M) – Viña del Mar (Chile)
2002 Colômbia (F) Brasil (M) – Guaiaquil (Equador)
2001 Colômbia (F) Colômbia (M) – Ciudad del Este (Paraguai)
2000 Colômbia (F) Chile (M) – Montevidéu (Uruguai)
1999 Colômbia (F) Chile (M) – La Paz (Bolívia)
1998 Chile (F) Chile (M) – Lima (Peru)
1997 Venezuela (F) Colômbia (M) – Quito (Equador)
1996 Paraguai (F) Chile (M) – Rosário (Argentina)
1995 Colômbia (F) Colômbia (M) – Pereira (Colômbia)
1994 Colômbia (F) Colômbia (M) – São Paulo (Brasil)
1993 Colômbia (F) Colômbia (M) – Santo Domingo (Chile)
1992 Colômbia (F) Argentina (M) – Caracas (Venezuela)
1991 Colômbia (F) Brasil (M) – Assunção (Paraguai)
1990 Colômbia (F) Colômbia (M) – Punta del Este (Uruguai)
1989 Venezuela (F) Colômbia (M) – Santa Cruz (Bolívia)
1988 Argentina (F) Colômbia (M) – Lima (Peru)
1987 Venezuela (F) Colômbia (M) – Montevidéu (Uruguai)

* Na foto, da esquerda para a direita, Paulo Willemsens Neto, Cida Palmberg, Karina Palmberg, André Tourinho, Daniela Murray, Daniel Stapff, Larissa Rocha Pombo, Luis Gama e Esmerino Rodrigues.

Confederação afiliada

Comitê Olímpico do Brasil Internacional Golf Federation R&A Federacion Sudamericana de Golf Comitê Brasileiro de Clubes

Parceiros

Patrocinadores

Premiações

Mapa do Site