Confederação Brasileira de Golfe

Brasil e Peru saem na frente no Sul-americano Pré-Juvenil

15 de setembro de 2004

A briga promete ser boa. A equipe masculina do Brasil está na liderança do XVIII Campeonato Sul-americano Pré-Juvenil de Golfe que começou nesta quarta-feira (15/09) no São Fernando Golf Club, em Cotia (SP), com os melhores jogadores até 15 anos dos dez países da América do Sul: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru Uruguai e Venezuela, mas com o mesmo resultado, 145 tacadas, está a Argentina, que só ocupa a segunda colocação por causa do critério de desempate.

Atrás de Brasil e Argentina estão Equador, 147, Colômbia, 148, Chile, 150, Venezuela, 154, Bolívia, 156, Paraguai, 163, Uruguai, 164, e Peru, 166.

O melhor jogador do torneio na estréia foi o argentino Alan Wagner, que fez o mesmo escore do paranaense Máximo João Kopp, 69 tacadas (duas abaixo do par), mas está em primeiro pelo critério de desempate. Kopp foi bastante parabenizado pelos demais integrantes da equipe, como Cecília Kleinert (foto), Carla Ziliotto e o psicólogo esportivo Esmerino Rodrigues Júnior. “É a primeira vez que jogo um Sul-americano. Fui muito bem e acho que o Brasil está bem preparado para ganhar”, disse Máximo. “É muita responsabilidade representar o país, mas na hora do jogo, isso nem passa na cabeça. Jogo bastante concentrado”, completou o jogador, que venceu em agosto o Aberto Cidade de São Paulo, em Campinas. Em terceiro lugar está o equatoriano Pablo Roldos, com 72 tacadas (uma cima do par).

Eduardo Kim, que está em 11o lugar, fez 76 tacadas (cinco acima), e Rafael Becker, 78 (sete acima). O resultado de Rafael, 16o colocado, foi descartado, já que somam-se os dois melhores do dia.

No feminino, o Brasil também está empatado com a Argentina, mas no critério de desempate, ocupa o quarto lugar com 156 tacadas. Peru lidera com 151, vindo a seguir a Colômbia, com 154. O Equador soma 158, enquanto Chile tem 165, Paraguai, 166, Bolívia, 170, Venezuela, 172, e Uruguai, 181.

Cecília Kleinert é a melhor jogadora do torneio, com 74 tacadas (três acima). “Joguei bem e fiz três acima”, disse “Kinha”, antes de dar um forte abraço em Máximo. Carla Ziliotto soma 82 e está na 14o posição, enquanto Roberta Quaresma fez 90 e está em 24o lugar.

Carla, 14, que no ano passado disputou o Sul-americano no Chile e é a atual campeã brasileira de Match-Play, também está confiante. “Eu, particularmente, não joguei bem a primeira volta. Depois voltei a me concentrar e melhorei bastante na segunda. Acho que o Brasil tem chances, está no bolo”.

Cada equipe tem três jogadores e a modalidade de disputa é stroke play (soma de tacadas). Diariamente, somam-se os dois melhores resultados de cada equipe, descartando-se o pior deles. No final, vence a equipe que totalizar o menor número de tacadas nos quatro dias.

O São Fernando Golf Club fica na Estrada Fernando Nobre, 4.000, km 28,5 da Raposo Tavares. A competição prossegue até sábado, das 9,30 às 15,30 horas, e tem patrocínio de Brooksfield, Mapfre Seguros, TAM, TAM Viagens, Titleist, Hilton São Paulo Morumbi e Istoé Dinheiro, e apoio de Andiamo Ristorante, BEM – Bandeirante Emergências Médicas, Teka Profiline e HKL.

Confederação afiliada

Comitê Olímpico do Brasil Internacional Golf Federation R&A Federacion Sudamericana de Golf Comitê Brasileiro de Clubes

Parceiros

Patrocinadores

Premiações

Mapa do Site